A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 02/07/2018 às 11:30

Prevenção ao suicídio: CVV 188 torna-se totalmente gratuito

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília informou que o município passou a ser coberto, com 100% de gratuidade nas chamadas, pelo CVV 188 (Centro de Valorização da Vida).

O serviço funciona como uma ferramenta a mais, na luta contra o suicídio e outros agravos à saúde da mente. A central atende 24 horas por dia e funciona graças à dedicação de milhares de voluntários, com apoio institucional do Ministério da Saúde.

A psicóloga Simone Alves Cotrim Moreira, coordenadora do Programa Municipal de Saúde Mental, afirma que a conquista representa um alento, em meio a uma luta que deve ser encarada por toda a sociedade.

O CVV, explica ela, é uma entidade filantrópica (sem fins lucrativos) fundada em São Paulo na década de 60. A organização presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Até 2017, o serviço funciona pelo número contemplava 23 estados. Agora, através de parceria com o Ministério da Saúde, chegou a todo o Brasil e teve o custo da ligação (antes de R$ 0,07 por minuto) transformado em serviço gratuito por meio do 188.

PREVENÇÃO

Simone afirma que os casos de morte por lesões autoprovocadas têm aumentado na maioria dos países e a prevenção é um tema que não pode ficar restrito ao Poder Público dada a sua complexidade.

Quem liga para o CVV e relata suas dificuldades a uma voz desconhecida, explica Simone, geralmente, já tentou pedir ajuda de várias outras formas. Pela central a pessoa encontrará a atenção e escuta que, possivelmente, não tem encontrado nos relacionamentos presenciais.

Alguns sinais de risco ao suicídio, afirma Simone, podem ser observados na falta de interesses, fragilidade frente a frustrações, lutos e outras perdas sem resolutividade, rompimento de vínculos familiares/sociais.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn