A partir de julho, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da rede básica, será responsável pelo cadastro, orientação e entrega de material para os pacientes estomizados em Marília.
Parceira firmada entre o município e a Secretaria de Estado da Saúde, representada pela DRS-IX (Direção Regional de Saúde), visa melhorar à assistência a esta população.
Profissionais da Saúde passam por capacitação.
Os profissionais das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades Saúde da Família) estão sendo capacitados para este acolhimento. Atualmente cerca de 180 pessoas estão cadastradas no programa que fornece os insumos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A enfermeira Aline de Freitas Miranda Lima, responsável pela área de Atenção à Saúde do Adulto, explica que a estomia é caracterizada por uma abertura artificial entre os órgãos internos com o meio externo.
Em geral, ocorre em função de procedimento cirúrgico que exterioriza função do sistema digestivo, respiratório ou urinário.
O cadastro dos pacientes está sendo realizado pelas unidades de saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3402-6500, junto ao setor de Saúde do Adulto, ou na UBS/USF mais próxima.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288