Dores no joelho: a importância da avaliação cinemática 2D

Compartilhe:

Por Dr. Ricardo Yanasse

Corredores, jogadores de futebol, praticantes de esportes, obesos, sedentários, pacientes com doenças articulares, artrose do quadril ou joelho com lesões meniscais ou condrais e indivíduos que trabalham muito em pé ou andando possuem, frequentemente, dores no joelho.

Essa avaliação é um exame. Mas, ao contrário de outras análises, a avaliação cinemática 2D adota a tecnologia como uma ferramenta capaz de detalhar a biomecânica e o padrão de movimento dos membros inferiores e sua relação com desequilíbrios musculares que podem estar causando uma lesão no joelho, ou predispondo a uma lesão no membro inferior.

A análise cinemática se inicia com a colocação de esferas refletoras ( marcadores) coladas nos membros inferiores que serão captadas por uma câmera e analisadas por um software para detectar o padrão de movimento do indivíduo enquanto caminha, corre na esteira e quando realiza um agachamento.

A análise permite que o avaliador observe como os ossos e músculos reagem ao esforço e quais músculos estão sendo ou não ativados e utilizados para a execução dos movimentos.

A vantagem do exame é que podemos idêntificar qual o desequilíbrio muscular que pode sobrecarregar uma articulação causando a lesão, ou que pode estar predispondo a uma lesão.

Dessa forma é possível elaborar um plano de reabilitação mais detalhado e específico para o tratamento da sua lesão, prevenção de uma lesão ou na melhora do desempenho esportivo.

A avaliação cinemática 2D não demora e não causa nenhum incômodo. Em 50 minutos, o paciente pode fazer o exame, receber orientações e o laudo completo, com a indicação adequada para a correção dos desequilíbrios à especificidade de cada um.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 

* Dr. Ricardo Yanasse é médico do esporte e especialista em cirurgia do joelho. Formado pela FAMEMA, com especialização em medicina esportiva na USP. Atualmente integra a equipe do Instituto TRATA em Marília. 

Mais informações e artigos anteriores, acesse AQUI.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.