A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 08/06/2018 às 14:25

Dores no joelho: a importância da avaliação cinemática 2D

Por Dr. Ricardo Yanasse

Corredores, jogadores de futebol, praticantes de esportes, obesos, sedentários, pacientes com doenças articulares, artrose do quadril ou joelho com lesões meniscais ou condrais e indivíduos que trabalham muito em pé ou andando possuem, frequentemente, dores no joelho.

Essa avaliação é um exame. Mas, ao contrário de outras análises, a avaliação cinemática 2D adota a tecnologia como uma ferramenta capaz de detalhar a biomecânica e o padrão de movimento dos membros inferiores e sua relação com desequilíbrios musculares que podem estar causando uma lesão no joelho, ou predispondo a uma lesão no membro inferior.

A análise cinemática se inicia com a colocação de esferas refletoras ( marcadores) coladas nos membros inferiores que serão captadas por uma câmera e analisadas por um software para detectar o padrão de movimento do indivíduo enquanto caminha, corre na esteira e quando realiza um agachamento.

A análise permite que o avaliador observe como os ossos e músculos reagem ao esforço e quais músculos estão sendo ou não ativados e utilizados para a execução dos movimentos.

A vantagem do exame é que podemos idêntificar qual o desequilíbrio muscular que pode sobrecarregar uma articulação causando a lesão, ou que pode estar predispondo a uma lesão.

Dessa forma é possível elaborar um plano de reabilitação mais detalhado e específico para o tratamento da sua lesão, prevenção de uma lesão ou na melhora do desempenho esportivo.

A avaliação cinemática 2D não demora e não causa nenhum incômodo. Em 50 minutos, o paciente pode fazer o exame, receber orientações e o laudo completo, com a indicação adequada para a correção dos desequilíbrios à especificidade de cada um.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 

* Dr. Ricardo Yanasse é médico do esporte e especialista em cirurgia do joelho. Formado pela FAMEMA, com especialização em medicina esportiva na USP. Atualmente integra a equipe do Instituto TRATA em Marília. 

Mais informações e artigos anteriores, acesse AQUI.

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn