Dormir até mais tarde no final de semana pode aumentar expectativa de vida

Compartilhe:

Você também é aquele tipo de pessoa que usa os finais de semana para compensar o sono perdido durante a semana? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa de Estresse da Universidade de Estocolmo, na Suécia, dormir aos sábados e domingos, reduz o risco de morte precoce.

Para análise, cientistas examinaram dados sobre hábitos de sono coletados de mais de 43.000 pessoas com menos de 65 anos de idade. 

Os resultados mostraram que a taxa de mortalidade era 65% mais alta entre adultos que dormiam durante 5 horas ou menos nos 7 dias da semana, comparando com aqueles que dormem de 6 a 7 horas. Já as pessoas que dormem pouco durantes os dias úteis, mas conseguem compensar nos finais de semana (no mínimo 8 horas) não tiveram aumento no risco de morte.

Além disso, a pesquisa identificou que pessoas que ficaram mais de 9 horas na cama por noite também tiveram uma taxa de mortalidade maior que aqueles que dormem de 6 a 7 horas todas os dias. Segundo os investigadores que isso acontece porque passar mais tempo na cama está relacionado a outros problemas de saúde.

Fatores como sexo, índice de massa corporal, tabagismo e atividade física foram levados em consideração na pesquisa.

É importante não esquecer que já foi comprovado em outros estudos que pessoas em privação de sono podem fazer escolhas alimentares piores, aumentando o risco de desenvolver doenças graves, como diabetes e AVC.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.