2ª Vindima da Vinícola Dom Alonso consolida Marília como produtora de vinhos finos

Compartilhe:




Centenas de pessoas participaram neste fim de semana da Festa da 2ª Vindima da Vinícola Dom Alonso, em Marília, vivenciando de perto todas as etapas da colheita das uvas.

Muito além de uma celebração que marcou o encerramento da safra iniciada em 19 de junho, o evento simbolizou a consolidação de uma nova vocação para o município: a produção de vinhos de alta qualidade. A Vinícola Dom Alonso integra o Ecossistema de Turismo de Experiência Praia do Valle.

Famílias inteiras participaram da experiência de colher os cachos diretamente do parreiral, utilizar cestos e tesouras de poda e degustar as uvas ainda no pé, em uma imersão na vitivinicultura.

A segunda safra confirmou que os resultados obtidos na primeira colheita, realizada em novembro de 2025, não foram um acaso. As análises voltaram a registrar aproximadamente 24° Brix, índice que demonstra excelente maturação e concentração de açúcares nas uvas.

Assim como na primeira safra, foram colhidos cerca de 2.500 quilos de uvas das variedades Malbec, Grenache, Merlot e Syrah. Sendo que Merlot, Malbec e Syrah precisaram ser colhidas antecipadamente devido à previsão de chuvas, após atingirem o ponto ideal de maturação.

Já a Grenache permaneceu mais alguns dias no vinhedo para completar seu ciclo de maturação, encerrando simbolicamente a colheita durante a Festa da Vindima.

Potencial de Marília na produção de vinhos

Os resultados reforçam o potencial do terroir mariliense para a produção de vinhos de alta qualidade, combinando solo, clima e altitude capazes de conferir identidade própria às uvas produzidas na região.

A qualidade da safra também vem sendo confirmada durante a vinificação. As uvas foram encaminhadas à Vinícola Ferracini, em Penápolis, onde passam pelo processo de elaboração do vinho em estrutura especializada, seguindo as diretrizes definidas pela Vinícola Dom Alonso.

Segundo o engenheiro químico e vinificador Mauro Ferracini, o desempenho da safra chamou a atenção logo nos primeiros dias de fermentação:

"Fiquei impressionado com a qualidade dessas uvas. Logo nos dois primeiros dias de fermentação já observamos uma excelente extração de cor. Normalmente, nessa fase, os aromas produzidos pelas leveduras predominam, mas, neste caso, o caráter frutado das uvas permanece muito evidente, demonstrando uma matéria-prima de altíssima qualidade."



Ferracini destaca ainda a elevada concentração de compostos fenólicos, taninos, pigmentação natural e intensidade aromática das uvas, características que resultam em vinhos estruturados, encorpados e de grande potencial qualitativo.

A proposta da segunda safra segue a mesma identidade da primeira. O vinho será novamente elaborado a partir de um blend elegante, intenso e muito frutado das quatro variedades cultivadas no vinhedo, com predominância de Malbec e Grenache (70% a 80%) e pouco mais de 20% de Merlot e Syrah, harmonizando a composição.

Enquanto a segunda safra inicia seu processo de vinificação, o primeiro vinho comercial produzido a partir de um vinhedo de Marília entra na etapa final de estabilização e deverá estar pronto nos próximos meses. A produção será limitada a cerca de 2.400 garrafas.

Marília será referência nesse segmento

Para o viticultor e proprietário da Vinícola Dom Alonso, Daniel Alonso, a segunda safra fortalece a convicção de que Marília reúne condições naturais para se tornar referência na produção de vinhos finos:

"Mais do que uma atração turística, nós descobrimos aqui um terroir capaz de produzir uvas de altíssima qualidade. Acredito que toda essa rota do distrito de Avencas poderá se transformar, no futuro, em um verdadeiro Vale dos Vinhedos Mariliense."

Além da qualidade das uvas, a Festa da Vindima também evidenciou o potencial do enoturismo na região. De acordo com o gestor executivo da Vinícola Dom Alonso, Diego Alonso, proporcionar ao público a oportunidade de participar da colheita transforma a produção do vinho em uma experiência única:

"É emocionante ver famílias inteiras vivendo um processo milenar como a colheita da uva. As pessoas participam, observam cada detalhe da natureza e se conectam com a essência desse trabalho. Esse contato desperta emoções que vão muito além da produção do vinho."



Diego explica que um dos diferenciais do vinhedo está justamente nas características naturais do solo. 
Segundo ele, o terreno basáltico e pedregoso faz com que as raízes das videiras aprofundem sua busca por minerais, favorecendo a produção de uvas mais concentradas e contribuindo para a elevada qualidade observada nas duas primeiras safras.

Com duas colheitas consecutivas apresentando excelentes resultados técnicos, a Vinícola Dom Alonso inaugura Marília no cenário da vitivinicultura brasileira, associando produção de vinhos finos, turismo de experiência e valorização identidade da região.









Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288








Desenvolvido por StrikeOn.