A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 21/11/2015 às 07:00

Flor de hibisco pode reduzir tumores

  • Flor do Hibisco

O extrato da flor de hibisco é capaz de prevenir e inibir o avanço do câncer de cólon. A pesquisa com Hibiscus cannabinus é inédita e foi uma das novidades apresentadas, este ano, no 13º Congresso  Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, realizado em São Paulo. O estudo foi desenvolvido em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e avaliou a espécie Hibiscus cannabinus. (foto acima)

A descoberta foi feita por alunos do curso de Nutrição, sob a coordenação da professora Sandra Soares Melo, doutora em Ciência dos Alimentos. Durante nove semanas, os pesquisadores realizaram análises em laboratório, com ratos da linhagem Wistar. Os animais foram separados em três grupos: um grupo controle (ratos saudáveis) e dois grupos induzidos à carcinogênese de cólon, sendo que desde o início do processo.

Um dos grupos manteve dieta normal e outro teve a alimentação enriquecida com o extrato seco da flor de Hibiscus cannabinus, produzido por botânicos da Epagri. A espécie, originária da África, é rica em um pigmento vermelho chamado antocianina, que possui poderoso efeito antioxidante.

A conclusão dos testes apontou que, o avanço tumoral nos ratos que consumiram o extrato de hibisco foi bem menor do que a nos animais que receberam apenas a alimentação normal.

A intenção agora é repetir o estudo, só que desta vez, com a utilização do hibisco na forma de chá.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn