O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo é celebrado nesta quinta-feira (18), instituído para conscientizar os brasileiros sobre o consumo excessivo de álcool e os males que a prática pode ocasionar.
Vale destacar que os hospitais públicos do Estado recebem muitas internações por cirrose alcoólica. O alcoolismo é uma doença crônica que atinge mais homens do que mulheres em todo o mundo, porém o panorama sofre alterações e a prática entre as mulheres tem aumentado.
Entre as principais consequências, o abuso do álcool, ao longo dos anos, lesiona o fígado, causando inflamação crônica e fibrose. Quando a fibrose é muito extensa, as cicatrizes das lesões levam à cirrose. Nesses casos, a condição leva o paciente a necessitar de transplante.
O índice de consumo de álcool no Brasil é mais alarmante do que o do uso de substâncias ilícitas. Ser dependente é estar sempre em vigilância. Um dia de cada vez. É necessário que os espaços para falar dos problemas específicos das mulheres sejam cada vez mais ampliados.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





