A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 14/02/2015 às 10:26

Febre maculosa: morte na região

  • Capivaras possuem o carrapato

Uma mulher de 35 anos morreu na noite de quarta-feira (11) após complicações de seu quadro na Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo (a 115  quilômetros de Marília). A paciente estava internada com suspeita de febre maculosa.

Os exames ainda não foram conclusivos para confirmar a febre maculosa, informa a assessoria de imprensa da prefeitura do município. Um outro paciente de 34 anos também está internado com o mesmo quadro.

Os dois pacientes estiveram em local de represa que possui capivaras e, portanto, a suspeita é que seja esta doença, apesar de não ter nenhuma confirmação oficial.  O quadro de sintomas também é parecido com doenças como dengue e leishmaniose.

A febre maculosa é uma doença febril aguda causada por uma bactéria transmitida para pessoas pelo carrapato Ambyomma cajannense, também conhecido por “carrapato estrela”, “carrapato de cavalo” ou “rodoeiro”.

PREOCUPAÇÃO - Na região, o carrapato estrela é encontrado principalmente em capivaras. É uma preocupação também em Marília, principalmente na represa Cascata e no lago situado no bairro Aquarius.

Os sintomas da febre maculosa levam, em média, uma semana para aparecer. No início, são muito parecidos com os de infecções como a dengue hemorrágica, a febre tifóide, a leptospirose.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn