A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 06/02/2015 às 18:08

Prefeitura declara guerra e decreta estado de emergência no combate à dengue

  • Equipe da Secretaria da Saúde vistoria borracharia na zona Oeste. (ampliar)

Campanha de conscientização é intensificada. Mais entidades participam da mobilização. Unidade vai atender exclusivamente pacientes



O Comitê Gestor “Todos contra a Dengue”, criado pela Prefeitura de Marília e com a participação da Secretaria Estadual da Saúde, se reuniu para definir novas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue.

 

“A dengue é um problema de saúde pública que tem afetado o Estado de São Paulo, especialmente as cidades do Centro-Oeste Paulista. Por determinação do prefeito Vinicius Camarinha, nós criamos este Comitê Gestor e, nos últimos dias, temos nos reunido para definir diversas ações de combate ao mosquito”, comentou Danilo Bigeschi, assessor técnico da Secretaria Municipal da Saúde.

 

Entre as medidas definidas pelo Comitê Gestor está a implantação, na próxima semana, de uma unidade pólo de saúde que ficará exclusiva para atender aos pacientes com diagnóstico para tratamento da doença.

 

Rede Municipal de ensino: mobilização

Outra medida importante é a mobilização dos alunos, professores e demais funcionários da rede municipal de ensino. A primeira atividade do ano, na volta às aulas, são projetos voltados à conscientização de todos no combate aos focos do mosquito transmissor da doença.

 

Um informativo – contendo um check list das medidas de controle dentro das residências – também está sendo entregue a cada aluno para que possa realizar essa atividade em casa, com a família. Esse mesmo panfleto está sendo entregue em locais de grande concentração de pessoas, como igrejas, entidades e as próprias unidades de saúde.

 

Será feito também uma mobilização das escolas estaduais e nas escolas particulares do Município.


A campanha de conscientização também ganha apoio de entidades civis, como por exemplo, o CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis - Marília) e o Rotary Club “Marília de Dirceu”: estão disponibilizando um trio elétrico para a comunicação de ações da campanha que vai percorrer toda a cidade.

 

Estado de Emergência

O estado de emergência no combate à dengue está publicado no Diário Oficial do Município na edição de hoje, 06, decreto numero 11448.

 

Aplicação de multas

Como muitas pessoas insistem em manter objetos dentro de casa que podem acumular água e consequentemente se transformar em focos do mosquito e ao mesmo tempo aquelas que não permitem o acesso dos agentes de saúde, a Prefeitura está autuando esses proprietários.

 

Já foram realizadas este ano, o total de 1.787 notificações para capinação e limpeza de terrenos particulares e também 215 autuações em proprietários de imóveis;


Outra medida é a capacitação e treinamento de mais de 100 profissionais da área da saúde – entre médicos e enfermeiros - das unidades municipais de atendimento para a checagem e classificação de novos casos suspeitos de dengue na cidade.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn