Postado em 05/02/2015 às 16:09 |
O avanço da medicina proporciona diversos benefícios para a saúde.
A possibilidade de fazer exames médicos para prevenir ou saber a possibilidade de surgimento de algumas doenças (como as genéticas), foram fundamentais para diminuir a mortalidade causadas por algumas doenças, dentre elas o câncer.
Infelizmente, a correria do dia a dia muitas vezes não permite que o corpo receba a atenção que precisa. Exames médicos simples, que levam poucos minutos para serem colhidos, não são realizados porque muitos pensam que é perda de tempo.
Muitas pessoas, pensam que como a maioria das doenças hoje em dia tem tratamento, não devem se preocupar com a prevenção.
O câncer, a endometriose (doença que tem como um dos principais sintomas sangramentos, e pode até causar infertilidade), são doenças que, apesar de terem tratamento, muitas vezes não apresentam a resposta esperada pelos médicos.
Portanto, são exemplos de doenças, dentre tantas outras, que devem ser investigadas e, se descobertas, serem tratadas o mais rápido possível.
Porém, com tantas opções de exames médicos e profissionais, as vezes as pessoas ficam perdidas. Qual especialista se deve procurar? Que exames se deve fazer? O profissional indicado é sempre um ginecologista ou um clínico geral.
Apesar da especialidade de clínica médica não ser mais tão valorizada hoje em dia, o clínico é o profissional que realizará um exame completo, indicando quais profissionais são indicados para investigar uma doença.
Caso você vá ao ginecologista, existem alguns exames médicos que ele pedirá como rotina. Alguns deles, são requisitados de acordo com a sua idade. Vamos falar um pouquinho de cada um deles.
O importante é você ter a certeza de que está saudável e que, seu corpo, está recebendo o tratamento que merece.