Quem Somos | Politicas de Privacidade | Termos de uso | A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 05/02/2015 às 16:09

Exames médicos que toda mulher deve fazer

O avanço da medicina proporciona diversos benefícios para a saúde.

 

A possibilidade de fazer exames médicos para prevenir ou saber a possibilidade de surgimento de algumas doenças (como as genéticas), foram fundamentais para diminuir a mortalidade causadas por algumas doenças, dentre elas o câncer.

 

Infelizmente, a correria do dia a dia muitas vezes não permite que o corpo receba a atenção que precisa. Exames médicos simples, que levam poucos minutos para serem colhidos, não são realizados porque muitos pensam que é perda de tempo.

 

Muitas pessoas, pensam que como a maioria das doenças hoje em dia tem tratamento, não devem se preocupar com a prevenção.

 

O câncer, a endometriose (doença que tem como um dos principais sintomas sangramentos, e pode até causar infertilidade), são doenças que, apesar de terem tratamento, muitas vezes não apresentam a resposta esperada pelos médicos.

 

Portanto, são exemplos de doenças, dentre tantas outras, que devem ser investigadas e, se descobertas, serem tratadas o mais rápido possível.

 

Porém, com tantas opções de exames médicos e profissionais, as vezes as pessoas ficam perdidas. Qual especialista se deve procurar? Que exames se deve fazer? O profissional indicado é sempre um ginecologista ou um clínico geral.

 

Apesar da especialidade de clínica médica não ser mais tão valorizada hoje em dia, o clínico é o profissional que realizará um exame completo, indicando quais profissionais são indicados para investigar uma doença.

 

Caso você vá ao ginecologista, existem alguns exames médicos que ele pedirá como rotina. Alguns deles, são requisitados de acordo com a sua idade. Vamos falar um pouquinho de cada um deles.

 

Exames médicos importantes

1) Hemograma completo:  No hemograma, o médico investiga suas hemácias (que circulam no sangue com o nosso oxigênio), os leucócitos (células de defesa) e as plaquetas (responsáveis pela coagulação, evitam hemorragias).

 

2) Exames de rotina: Junto com o hemograma completo, o médico provavelmente irá pedir outros exames como glicemia, TGO, TGP, colesterol total e frações, triglicerídeos e creatinina.

 

3) Papanicolau: O papanicolau é um dos exames médicos que são realizados depois da primeira relação sexual. O médico irá coletar material para a prevenção de câncer de colo uterino.

4) Mamografia: O auto-exame de mama deve ser realizado por todas as mulheres, em qualquer idade. Consiste em uma palpação minuciosa das mamas e da região próxima às axilas. 

 

5) Densitometria óssea: Esse exame é indicado principalmente para mulheres com idade superior à 50 anos ou que já entraram na menopausa.

6) Avaliação cardíaca: À partir dos 40 anos, a mulher, junto com seus exames de rotina e mamografia, deve começar a preocupar-se com a saúde cardíaca. Na verdade, em todas as idades isso é importante. Porém, à partir dos 40 anos, aumenta a probabilidade de ocorrerem infartos e outras doenças cardíacas

 

O importante é você ter a certeza de que está saudável e que, seu corpo, está recebendo o tratamento que merece.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.