Asteroide que passará próximo à Terra pode ser observado neste domingo

Compartilhe:

Observação do corpo celeste será “oportunidade científica valiosa”.

 

Com cerca de um quilômetro de diâmetro e por volta de 550 metros de largura, o asteroide 2001 FO32 passará, neste domingo (21), muito perto da Terra, segundo padrões astronômicos.

Formado nos primórdios do Sistema Solar e viajando a aproximadamente 124 mil quilômetros por hora (km/h), o asteroide não ameaça colidir com a Terra, apesar de ter sido classificado como “potencialmente perigoso” pela Nasa.

A maior proximidade do asteroide com a Terra será por volta das 13h (horário de Brasília) deste 21 de março.

De acordo com a Nasa, ele estará a uma distância de cerca de 2 milhões de km - o equivalente a pouco mais do que cinco vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Como visualizar?

Quem não tem acesso a telescópios ou equipamentos capazes de observar objetos nessa magnitude, poderão acompanhar a aproximação do 2001 FO32 através de uma transmissão ao vivo no Canal AstroNEOS, onde estarão reunidos astrônomos de várias localidades utilizando seus telescópios para mostrar a apressada rocha espacial visitando nossa vizinhança.

Segundo a agência, o F032 é o maior entre os asteroides que se aproximarão da Terra em 2021 – o que proporcionará aos astrônomos “uma rara oportunidade de se observar uma relíquia rochosa que se formou no início do nosso sistema solar”.

De acordo com a Nasa, mais de 95% dos asteroides próximos à Terra com tamanho similar ou maior ao do F032 já foram descobertos, rastreados e catalogados.

Nenhum deles tem qualquer chance de impacto direto com o planeta. Da Agência Brasil.

Confira o vídeo:

Fonte: Olhar Digital.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.