Brasil tem 96 milhões de adultos com excesso de peso, diz IBGE

Compartilhe:

Uma pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (20) mostra que 95,9 milhões de brasileiros acima de 18 anos estão com excesso de peso, sendo que 41,2 milhões deles são considerados obesos.

Estas cerca de 96 milhões de pessoas acima do peso representam 60,3% dos brasileiros com mais de 18 anos. O critério do estudo é o IMC (índice de massa corporal), que tem como base uma relação entre a altura e o peso.

Indivíduos com IMC entre 18,5 e 24,9 estão na classificação "normal". De 25 a 29,9, a pessoa é considerada com "sobrepeso".

Acima de 30,  é "obesidade" — um IMC superior a 40 representa "obesidade grave", segundo a escala, que é adotada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

As mulheres entre 40 e 59 anos são as mais afetadas, tanto pelo sobrepeso quanto pela obesidade: 73,1% e 38%, respectivamente.

Entre os homens, essa também é a faixa etária com maior incidência: 67,1% têm excesso de peso, e 30,2% sofrem de obesidade.

As principais consequências do excesso de peso são doenças cardiovasculares (AVC e infarto), diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer (mama, ovário, próstata, fígado, vesícula biliar, rim e cólon), além de problemas nas articulações e na locomoção.

A OMS estima que cerca de 4 milhões de pessoas morram todos os anos em decorrência de doenças causadas pelo excesso de peso ou obesidade.

Jovens acima do peso podem desenvolver doenças que antes eram tidas como de idosos: hipertensão, diabetes tipo 2 e acúmulo de gordura no fígado.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.