Visão Notícias
Postado em 28/07/2020 às 08:40
Projeto 'Paradiplomacia em Foco' realizado pela Unimar e Unesp realiza debates

Nesta quinta-feira, dia 30 de julho, a partir das 20h, será realizada a primeira palestra online do Projeto “Paradiplomacia em Foco”, promovido pelo Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Marília (Unimar) em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp). A série de debates online visa a discussão das diversas formas de inserção internacional dos entes subnacionais brasileiros.

De acordo com a Coordenadora do DRI da Unimar, Walkíria Ferrer, o evento tem como objetivo ampliar a discussão sobre a internacionalização.

O Projeto Paradiplomacia em foco, vem contribuir de forma muito significativa para a necessária discussão sobre a inserção internacional dos estados e municípios, assim como desmistificar a inviabilidade dos entes federados em tais ações. Uma maior autonomia e independência dos estados e municípios, perante as relações externas, adquiriu importância no contexto globalizado com o aumento de possibilidades de desenvolvimento local via relacionamentos diretos com outros países, minimizando a participação ou mediação da União”, explica.

Ainda segundo Walkíria, além de contribuir com os municípios, o evento tem grande importância acadêmica. 

A primeira conferência contará com a participação do Secretário de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, Luiz Alvaro de Menezes, que irá palestrar sobre a “A Internacionalização da cidade de São Paulo” e o docente da Unesp, Marcelo Fernandes, sobre “A Paradiplomacia no Brasil e a Paradiplomacia dos municípios brasileiros”, com a mediação do Internacionalista e Sócio-diretor da Joint Company, Nilo Scandaroli.

A abertura do projeto será realizada pela docente e Coordenadora do DRI, Walkíria Ferrer, a docente da Unesp, Noemia Vieira e o assessor de assuntos internacionais, Juan Orellanas.

O Projeto “Paradiplomacia em foco” integra as ações que vêm sendo realizadas desde 2018 pela Unimar e Unesp, através do RI Works, objetivando a troca de experiências entre os entes subnacionais brasileiros no campo da Paradiplomacia, a área da inserção internacional dos estados e municípios, além de incentivar gestores municipais e estaduais a adotarem ações de internacionalização em suas agendas e na esfera acadêmica, fomentando pesquisas relacionadas à Paradiplomacia, sensibilizando a sociedade sobre a importância do tema no âmbito local.

Os debates do Projeto “Paradiplomacia em Foco” serão transmitidos através da página do RI Works no Facebook () e é aberto ao público em geral.

Interessados deverão realizar a inscrição acessando o site: bit.ly/paradiplomaciaemfoco1

 

Desenvolvido por StrikeOn.
© 2015 - Visão Notícias. Todos os Direitos Reservados.