Entrevista profissional on-line na pandemia: saiba como se portar e aproveitar as oportunidades

Compartilhe:

Especialista do Senac Marília explica as vantagens e desvantagens da prática

Em razão da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas têm optado por realizar entrevistas on-line. Com isso, diversos candidatos estão disputando vagas desta maneira, o que é uma novidade para alguns.

Pensando nisso, a docente Juliane Lourenço do Carmo (foto), da área de gestão e negócios do Senac Marília, reuniu algumas dicas para que o profissional possa aproveitar as oportunidades oferecidas remotamente, além de ajudá-lo na tomada de decisões durante o processo seletivo.

Para Juliane, aqueles que buscam uma recolocação no mundo do trabalho, primeiramente, precisam entender que as possibilidades e os meios de inserção mudam de acordo com comportamentos da sociedade, como o aumento de demandas, novas tecnologias e, inclusive, situações fora do comum.

Apesar das entrevistas on-line já serem realizadas há um tempo por algumas empresas, para a maioria delas isso é uma novidade. E com a pandemia, isso pode se tornar o novo normal e, assim, todos terão que se adaptar à prática”, observou.

No entanto, esse modelo possui diversas vantagens e desvantagens e, de acordo com a docente, um dos maiores desafios é em criar uma conexão entre os recrutadores e os candidatos para avaliar comportamentos, já que estão separados fisicamente. Em contrapartida, é um meio prático e econômico, que aumenta a produtividade de ambos os lados.

Confira as outras dicas:

  • Busque o autoconhecimento: saiba identificar seus pontos fortes e fracos;
  • Conheça a empresa: segmento e tempo de atuação, produtos comercializados e serviços oferecidos, cultura da organização, entre outras características;
  • Entenda sobre o cargo da vaga disponível para que possa demonstrar aptidão. A clareza destas informações contribuirá em maior segurança para o candidato.
  • Aumente a familiaridade com o vídeo. Treine para que possa ficar à vontade. Utilize a gravação pelo próprio celular, que fará você ter uma análise de sua performance (imagem e voz);
  • Escolha um local de sua residência. Evite ambientes mais informais, mostrando móveis do quarto ou cozinha, por exemplo. Dê preferência à sala ou outro ambiente com mesa e cadeira. Este local também deve ter uma claridade adequada, organização e sem interrupções;
  • Vestuários devem ser adequados para a entrevista, seja on-line ou presencial. Conhecer o perfil da empresa contribuirá para a escolha do look adequado. Evite roupas informais.
  •  
Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.