Fatec de Pompeia participa de pesquisa sobre biotecnologia no campo

Compartilhe:

Objetivo é desenvolver e analisar a qualidade de novos bioprodutos para o agronegócio

Empenhados em criar novas soluções biotecnológicas utilizando micro-organismos para combater pragas e preservar a saúde da lavoura, seis professores da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pompeia – Shunji Nishimura integram um projeto de pesquisa liderado pelo Instituto Biológico do Estado de São Paulo (IB). O trabalho foi lançado nesta semana (para assistir, clique AQUI).

O projeto Bioprodutos para Agricultura Tropical (BAT) conta com a participação dos professores Carlos Otoboni, Dario Jané, Gustavo Faulin, Hannes Fischer, Ricardo Favan e Susi Leite.

Eles estão entre os cerca de 30 pesquisadores de diferentes instituições nacionais e dos Estados Unidos que fazem parte do grupo de trabalho.

Para desenvolver a proposta, a equipe dispõe de um financiamento de grandes empresas do setor agrícola no valor de R$ 14 milhões.

O projeto também está inscrito para receber mais R$ 10 milhões da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp), por meio do Programa Ciência para o Desenvolvimento. O resultado será divulgado em agosto. Saiba mais

De acordo com o diretor da Fatec Pompeia e um dos pesquisadores envolvidos na iniciativa, Carlos Otoboni, a biotecnologia vem ganhando espaço na agricultura como uma alternativa mais econômica e ecológica em relação aos defensivos químicos.

"O papel da Fatec será analisar a melhor forma para garantir a qualidade de aplicação dos bioprodutos. Os estudos serão feitos por meio de ferramentas digitais, como big data, inteligência artificial, machine learning, sensoriamento remoto e deep learning", explica. A proposta submetida à Fapesp prevê ainda a concessão de 15 bolsas de iniciação científica para participação de alunos na pesquisa.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.