Visão Notícias
Postado em 09/06/2020 às 10:01
Casos de Covid-19 aumentam e Tupã decide decretar quarentena
Prefeito Caio Aoqui anuncia nova quarentena em Tupã.

Medida deve valer por pelo menos quatro dias. Pela primeira vez cidades vão implantar um bloqueio regional

Embora seja uma das poucas cidades do interior paulista a manter uma liminar do Tribunal de Justiça, Tupã anunciou nesta manhã que vai fechar novamente o comércio e de outros segmentos, como igrejas, restaurantes, clínicas e academias.

O motivo é o aumento do número de casos do novo coronavírus, inclusive de mortes e quantidade de internações na Santa Casa, a maior parte de pacientes vindos da micro região. No último fim de chegada chegou a ficar próximo de 100% dos leitos disponíveis para a Covid-19, mas agora está em 60%

Até agora, foram confirmadas duas mortes na cidade, além de mais uma suspeita cujo paciente apresentava todos os sintomas do novo coronavírus, mas ainda é preciso aguardar o resultado dos exames. Até agora, são 21 casos confirmados da doença.

A medida deve valer inicialmente por quatro dias, aproveitando o feriado de quinta-feira até domingo.

Nesta manhã, o prefeito Caio Aoqui anunciou as medidas numa coletiva à imprensa. Na quinta-feira, estarão fechados os supermercados, o comércio, os bares e os restaurantes. Deverão funcionar apenas as farmácias e postos de combustível.

Confira a entrevista completa clicando AQUI

De sexta-feira (12) até o domingo (14), poderão funcionar apenas serviços considerados essenciais, como clínicas médicas, supermercados, padarias e açougues e padarias.

Deverão permanecer fechados: estabelecimentos em geral, como serviços, comércio, bares, as feiras livres, igrejas, lojas de material de construção, óticas, academias, salões de beleza, clínicas de estética, entre outros.

Preocupação 

De acordo com o prefeito de Tupã, o objetivo é restringir e diminuir a circulação de pessoas na cidade durante estes dias e, consequentemente, diminuir a taxa de ocupação de leitos.

Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, atualmente há um paciente de Tupã na UTI e outros três pacientes da região, que são de Herculândia e Queiroz.

A taxa de ocupação é de 40%. Já na enfermaria, a taxa de ocupação é de 15%. No total, 60% dos leitos disponíveis para o enfrentamento à covid-19 estão ocupados.

Barreira regional

Veículos que entrarem na cidade serão parados e ocupantes avaliados por equipe médica.

Caio Aoqui  anunciou também que pela primeira vez será implantada uma barreira sanitária regional nesses dias de fim de semana prolongado por causa do feriado de Corpus Christi.

Além de Tupã, devem fazer bloqueios as cidades de Herculândia, Arco Iris, Queiroz, Rinópolis e Iacri. Equipes médicas estarão de plantão 24 horas checando pessoas com supeitas do novo coronavírus, inclusive medindo a temperatura. Apenas Bastos ainda está analisando a possibilidade de aderir ao bloqueio.

Desenvolvido por StrikeOn.
© 2015 - Visão Notícias. Todos os Direitos Reservados.