Uma lei promulgada pela Câmara de Paraguaçu Paulista (a 75 km de Marília) obriga cada morador a ter uma lixeira na porta da sua casa para acondicionar o lixo, não devendo depositá-lo no chão, sob pena de ser multado. Além disso, os coletores estarão proibidos de coletar sacolas fora dessas lixeiras. O assunto causa polêmica.
O projeto, de autoria do vereador Sérgio Donizete Ferreira, foi aprovado pelo Legislativo, mas a prefeita Almira Garms não sancionou. Para entrar em vigor, teve que ser promulgada pela Câmara Municipal no dia 10 de agosto.
Prefeita se reúne com coletores para explicar a medida.
A Prefeitura entrou com uma ação no Tribunal de Justiça (com pedido de liminar), por entender que a norma invade a competência do Executivo, ao violar o princípio constitucional da separação dos poderes, além de gerar aumento de gastos.
Em nota, a assessoria de imprensa prevê que a medida vai gerar um gasto extra de R$ 1 milhão/ano porque para agilizar o trabalho, os funcionários normalmente acumulavam os sacos de lixo nas esquinas e locais estratégicos.
Agora, quem for "flagrado" fazendo isso poderá ter que responder a processo administrativo. E no caso do morador, pagar multa.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288