Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 07/02/2020 às 14:00

Alunos denunciam irregularidades em universidade e boicotam aulas

  • Protesto dos alunos contras as mudanças que estariam ocorrendo no polo em Marília.

Dezenas de alunos do polo de Marília da UNIPLAN –Centro Universitário Planalto do Distrito estão realizando protestos  esta semana contra a demissão de professores e também mudanças internas que estariam prejudicando a formação.

Eles já formalizaram denúncias ao MEC e decidiram boicotar as aulas até que a direção se manifesta sobre essa situação. A direção da escola divulgou no final da manhã em que "repudia, veementemente, as acusações indevidas".

Manifestação dos alunos realizada ontem à noite

O campus Uniplan em Marília está localizado na Avenida Nelson Spielmann, próximo ao centro da cidade. Funciona há cerca de dois anos, oferecendo os cursos de enfermagem, pedagogia e administração.

Mas, os alunos reclamam que a cada seis meses a direção estaria realizando o remanejamento deles prejudicando, por exemplo, planejar a formatura e outras atividades. Além disso, professores teriam sido demitidos.

"Colocaram novos professores com currículo inferior o que é proibido pelo MEC. Fizemos reclamações tanto na coordenadoria geral não obtivemos resposta. Agora fizemos em massa no MEC", relatou um dos acadêmicos do curso de enfermagem.

Trecho de uma das mensagens enviadas pelos alunos, via WhatsApp, ao Visão Notícias.

Diante dessa situação, desde o começo desta semana, no início do ano letivo, eles decidiram organizar um protesto pacífico, inclusive boitocando as aulas.  Alegam ainda que a coordenação não estaria recebendo os alunos para debater os problemas.

"Precisávamos muito da ajuda de vcs. Estamos tendo apoio dos professores demitidos e de outros professores de outras matérias até. Nossas reinvidicações são: a readmissao dos professores e o cancelamento das mudanças de alunos a cada 6 meses", informam os alunos em mensagem via WhatsApp ao Visão Notícias.

Outro lado

No final da manhã, a Coordenadora Regional da Uniplan em Marília, Ercília Flores, divulgou nota oficial sobre as manifestações e das denúncias feitas pelos alunos:

1) Instituições de Ensino Superior, diferente de outras instituições de ensino infantil e médio, ofertam disciplinas aos seus alunos; não garantindo a formação de turmas uniforme ao longo do curso. Tal prática é comum a diversas instituições de ensino públicas e privadas. As reclamações de que tal prática inviabiliza discussões como cerimônias de formatura é absolutamente descabida uma vez que tais assuntos não são parte da grade curricular do curso e como tal devem ser tratados fora dos horários de aula;

2) A contratação e o afastamento de professores são práticas usuais à Instituições de Ensino Superior que possuem total autonomia para fazê-la quando julgar necessária, inclusive com o amparo da lei. A capacidade técnica dos professores e suas formações são requisitos prioritários no processo de novas contratações. A qualidade do corpo docente é objeto de monitoramento e avaliação constante dos órgãos fiscalizadores, prioritariamente o MEC, junto ao qual o UNIPLAN possui aprovação para funcionamento e conceitos acima média em processos de avaliação permanente de suas estrutura, corpo docente e cursos.

Por fim, ressaltamos que os argumentos apresentados são totalmente infundados e baseiam-se, tão somente, na insatisfação imotivada de um pequeno grupo de alunos que não aceitam as regras e normas da Instituição. 

A utilização de meios de comunicação e outras fontes para a divulgação de informações que, comprovadamente, são inverídicas e caluniosas, ensejará na adoção, por parte do UNIPLAN, de todas as medidas cabíveis para a reparação de eventuais danos causados à sua imagem.

Sendo isso o que tínhamos a tratar, esperamos ter esclarecido os questionamentos apresentando.

Atenciosamente,

ERCÍLIA FLORES

Coordenadora Regional

UNIPLAN - MARÍLIA

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn