Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 13/10/2019 às 11:00

Inteligência Artificial chega ao Ensino Superior no UNIVEM

  • UNIVEM passa, a partir de 2019, a adotar tecnologias de Inteligência Artificial no processo ensino-aprendizagem em todos os seus cursos

Instituição é a única no Estado a integrar essas tecnologias no dia a dia dos alunos e professores

A Inteligência Artificial vem evoluindo de forma significativa nos últimos anos, passando a estar presente em quase todas as atividades do nosso cotidiano, bancos, telemarketing, indústrias e comércio já estão passando pela Revolução 4.0, em que a Inteligência Artificial passa a exercer um papel protagonista no desempenho das pessoas nos processos de trabalho.

Um cenário ainda pouco explorado no contexto da Inteligência Artificial é o do Ensino Superior, em que há uma série de oportunidades para tornar mais eficaz o trabalho dos professores, além de aprimorar o modo para aferir o aprendizado e o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes.

Instituição trará inovações nas metodologias de ensino e oito novos cursos em todas as áreas do conhecimento

Dentro deste contexto, o Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM passa, a partir de 2019, a adotar tecnologias de Inteligência Artificial no processo ensino-aprendizagem em todos os seus cursos, tornando-se a única Instituição de Ensino Superior no Estado a integrar essas tecnologias no dia a dia dos alunos e professores.

Reforçando o pioneirismo e o protagonismo na inovação e no uso de Tecnologias 4.0 para educação, o UNIVEM instituiu o Laboratório de Tecnologias para Educação 4.0, que entre outras atividades, apoia todos os cursos da instituição a utilizar a Inteligência Artificial de forma a preparar seus alunos a atuarem no mercado de trabalho revolucionado pela Inteligência Artificial.

Demandas de mercado

O professor Caio Saraiva Coneglian, coordenador do laboratório explica que uma das aplicações atuais da Inteligência Artificial nos cursos do UNIVEM está ligada a ampliação da aderência da formação às demandas do mercado. 

Professor Elvis Fusco, Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional

O professor Dr. Elvis Fusco, Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional, comenta sobre a adoção da Inteligência Artificial e esse primeiro projeto.

Os nossos cursos de Tecnologia da Informação são reconhecidos nacionalmente, tendo pesquisas de ponta sendo feitas no âmbito da Inteligência Artificial. Um caminho natural foi a adoção dessas tecnologias no contexto de todos os cursos do UNIVEM. Assim, hoje, nós conseguimos ter uma eficiência maior na formação, pois, conseguimos com a Inteligência Artificial tratar cada aluno de forma individual, entendendo tanto suas softskills como as hardskills. Consequentemente, há uma personalização no estudo, devido a cada aluno ter um ritmo de aprendizado e os nossos professores conseguirem entender esse ritmo e individualizar o ensino para cada um”, afirmou.

Comentando sobre a diferenciação que a adoção da Inteligência Artificial trará, a Pró-reitora Acadêmica, Profa. Dra. Raquel Ferraroni Sanchez, afirma que o UNIVEM está se consolidando como a instituição mais moderna e inovadora do interior de São Paulo. 

"Agora, o UNIVEM inova mais uma vez trazendo algo que nenhuma outra instituição de São Paulo fornece, que está na Inteligência Artificial no contexto acadêmico, aprimorando assim, o modo como professor e aluno se relacionam. Os resultados que já tivemos são excelentes e demonstram que o caminho escolhido está correto”, enfatizou.

A adoção da Inteligência Artificial é uma das novidades para o ano de 2020 no UNIVEM. Além disso, a instituição trará inovações nas metodologias de ensino e lançou oito novos cursos em todas as áreas do conhecimento.

VESTIBULAR 2020

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020 com provas no dia 27 de outubro. Agora com novos cursos: Ciência de Dados, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Biotecnologia, Produção Industrial, Nutrição, Design de Mídias Digitais e Publicidade e Propaganda.

Acesse o site: www.univem.edu.br e inscreva-se.

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn