Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 25/07/2019 às 22:00

Ironia: lar de Guimarães Rosa é destruído na véspera do Dia do Escritor

  • Casa onde viveu o autor de ‘Grande Sertão’ não existe mais em BH

Por esta nem o mais irônico dos escritores brasileiros esperava: na véspera do Dia Nacional do Escritor, celebrado em 25 de julho, a casa que serviu de lar para um dos maiores autores do Brasil e do mundo acabou sendo destruída. O imóvel ficava em Belo Horizonte, no bairro Santo Antônio. Outras 12 casas também foram colocadas abaixo em ação que intriga, pois os imóveis eram tombados.

Autor de ‘Grande Sertão: Veredas’, o médico e diplomata Guimarães Rosa é tido como o maior escritor brasileiro do Século XX e um dos principais autores da literatura mundial. Rosa chegou a trocar cartas com um escritor de Marília, Osório Alves de Castro, elogiando a produção do mariliense, que lançara ‘Porto Calendário’.

A antiga casa do escritor mineiro chegou a abrigar um bar popular em Belo Horizonte. O imóvel, junto com outros no mesmo bairro, chegou a ser arrematado em leilão por uma construtora. Não só os mineiros, mas pessoas de várias partes do Brasil, ficaram indignadas pela demolição, principalmente pela não preservação da história contemporânea brasileira.

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn