Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 24/07/2019 às 12:54

Marília e região alertam para casos suspeitos de sarampo

  • A vacina contra o sarampo está disponível nas unidades de saúde.

As Secretarias Municipais da Saúde de Marília e Lins emitiram hoje (24) alertas oficiais sobre o risco de um surto de sarampo, doença que até agora já teve 484 casos confirmados só neste ano.

Marília já teve sete suspeitos (ainda nenhum confirmado) e Lins um caso notificado também como "suspeito" (uma adolescente de 13 anos que já estava vacinada e com histórico de ter viajado para a capital paulista).

O QUE É? O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que apresenta sintomas como febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele.

Além disso, pode evoluir com complicações, principalmente, entre crianças menores de cinco anos de idade, sobretudo nas desnutridas, em adultos maiores de 20 anos, em pessoas com imunodepressão ou em condições de vulnerabilidade e gestantes.

A proteção contra o sarampo está na vacina tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), que deve seguir o calendário vacinal: 1ª dose aos 12 meses e 2ª dose aos 4 anos. 

Como medida de controle, a Secretaria de Estado da Saúde recomendou aos municípios ações de intensificação das vacinações de rotina, dentro da faixa etária indicada (crianças com 12 meses, 1ª dose, e quatro anos, 2ª dose).

VACINAÇÃO - Na região de Marília a oferta de vacina segue nos parâmetros normais. A saúde está fazendo a vacinação de rotina e também eventuais bloqueios, em casos de suspeita.

CASOS EM MARÍLIA - Além dos sete suspeitos notificados em 2019, em Marília a Secretaria Municipal de Saúde teve o seguinte "histórico" de sarampo nos últimos anos: em 2018, 10 notificações; 2017 - três notificações; e em 2016 - oito notificações. Em nenhum dos exames o resultado foi positivo para a doença.

CASO DE LINS - De acordo com a Secretaria da Saúde, a adolescente suspeita da doença já coletou amostra de sangue que está sendo analisado pelo  Instituto Adolfo Lutz e, além disso, adotadas medidas de bloqueio e quarentena. 

Casos no Estado - O estado de São Paulo teve confirmados 484 casos de sarampo em 2019, segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. Desse total, 75% estão na capital paulista, com 363 ocorrências. Em seguida está Santos com 23 registros da doença. O balanço anterior, de 16 de julho, indicava 384 casos no estado, sendo 70% na cidade de São Paulo.  

 

 

 

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn