Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 05/07/2019 às 08:00

Segurança digital: delegado da PF de Marília é destaque em revista especializada

  • José Navas Junior: especialista em segurança digital, escritor e palestrante

Autor de livros que atingiram rapidamente o topo da lista de mais baixados, Navas fala sobre “Fake News e afirma: "acabou a era da inocência na Internet".

O delegado da Polícia Federal e escritor, José Navas Júnior (atua na Delegacia de Marília há 13 anos) foi destaque na mais recente edição da revista "Conexão Literatura", considerada um grande canal digital de entretenimento e informação para autores, leitores, editores, blogueiros e profissionais do meio literário e cultural. 

Nessa entrevista, Navas fala sobre temas que a cada dia chamam mais a atenção (e preocupação) dos internautas: a segurança digital.

O seu primeiro livro (“Ensaios Sobre a Espionagem”), rapidamente atingiu o topo da lista de mais baixada nas livrarias digitais e foi espontaneamente traduzida em diversos idiomas.

Após quatro anos de lançamento, já teve centenas de milhares de downloads entre PDFs e nas principais plataformas distribuídas. Em breve, terá uma atualização, anuncia José Navas Junior.

"Ensaios Sobre a Espionagem é um manual de como se pratica espionagem cibernética, sem filtros, sem efeitos especiais, sem rumores e sem achismos ... é a informação “no pelo”, crua, e com embasamento técnico e legislativo. Ali eu não acho nada, não crio nada ... eu digo como é", afirma.

TEMAS PREOCUPANTES

Ao ser questionado sobre a maior ameaça para os internautas brasileiros, não teve dúvidas: as “Fake News”. Após tantos anos receosos de vírus (dos “cavalos de troia”) agora a preocupação é outra.

"Agora estamos vivendo sob uma ordem mundial de desinformação que pode levar a desestabilização de nações inteiras", observou Navas. 

Na entrevista, José Navas Junior também deu dicas importantes sobre como se proteger mais de possíveis ameaças, seja de vírus ou mesmo de fraudes.

E foi categórico: " acabou a era da inocência na Internet. Precisamos de mecanismos e postura defensiva passiva e ativa para uma navegação saudável hoje em dia". 

QUEM É?

José Navas Junior ingressou como delegado da Polícia Federal em 2004 e, antes de ser designado para trabalhar em Marília (a partir de 2006), trabalhou na fronteira do Brasil com o Paraguai e em Brasília. 

Ele já representou o Brasil em um treinamento internacional na Holanda na área de cyber segurança, integrou o grupo de policiais federais que foram ao Canadá em 2012 aprender como armazenar tecnicamente as informações resultantes das interceptações autorizadas pela Justiça.

E "de quebra", foi “convocado” pela chefia para acompanhar pessoalmente a seleção brasileira de futebol durante a Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil.

Acesse a entrevista completa clicando AQUI.

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn