Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 04/06/2019 às 16:40

Emdurb estuda campanha para uso da seta em veículos

  • Motoristas devem ficar atentos e usar a seta. Metade se esquece.

Estatísticas do órgão municipal mostram que pelo menos metade dos motoristas de Marília não costuma usar o equipamento. Aos "desavisados" um alerta: cabe multa e pontuação na CNH.

Dar seta ao virar é avisar aos outros motoristas (tanto na frente quanto atrás de você), a sua intenção de mudar de faixa ou de direção; e também serve de alerta aos pedestres. Uma medida simples  e que pode evitar a maioria dos acidentes.

Mas, em Marília os motoristas estão usando?

De acordo com o presidente da EMDURB (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional De Marília), Valdeci Fogaça, pelo menos metade dos motoristas não costuma utilizar o equipamento, conforme constatação feita pelos agentes de trânsito.

Diante dessa situação, a empresa pretende desenvolver neste segundo semestre uma campanha de orientação de trânsito específica para o uso da seta. "É preciso que o motorista se conscientize. Usar a seta pode evitar muitos acidentes", observou. Após esse trabalho orientativo, a EMDURB pretende intensificar a fiscalização. Em Marília, existem hoje cerca de 160 mil veículos licenciados. 

PENALIDADES

De acordo com o artigo 196 do Código Nacional de Trânsito,  deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização da manobra de parar, a mudança de direção ou de faixa de circulação, o condutor comete infração grave. Por isso, está sujeito a uma multa (atual) de R$ 195,23, além de perder cinco pontos na CNH.

"Sempre que houver uma mudança de direção, é preciso utilizar a seta nos seguintes momentos: para sinalizar ultrapassagens, fazer conversões ou retornos, efetuar mudanças de faixa e desviar de um obstáculo. E lembrar também que para uma parada ou demais intenções é obrigatório dar seta", enfatiza Valdeci Fogaça.

Segundo ele, a Emdurb não tem intenção de "ficar aplicando multas", mas é preciso que os motoristas se conscientizem da importância de seguir essa regra de trânsito.

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn