Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 26/04/2019 às 16:00

UNIVEM promove Festival Latino Americano de Software Livre

O Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM promove neste sábado (27), das 9 às 16 horas, o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISol).

O maior evento de divulgação de Software Livre da América Latina é gratuito e acontece desde 2005, em diversos países, com o objetivo de fomentar o uso de software livre, apresentando sua filosofia, seu alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.

Em Marília, o evento acontece no UNIVEM desde 2011, sendo organizado pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, por meio do Computing and Information Systems Research Lab (COMPSI).

Durante o evento, são realizadas apresentações, palestras e oficinas, sobre temas locais, nacionais e latinoamericanos relacionados ao Software Livre, e neste ano, o foco das palestras e dos minicursos será o Blockchain.

Vale destacar que o Software Livre, software de código aberto ou software aberto é qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição. Esses softwares são gratuitos e mantidos por meio de comunidades de desenvolvedores, que realizam manutenções e correções constantes nestes sistemas.

Já o Blockchain é uma tecnologia distribuída para realizar transações, e estão sendo utilizadas nas mais diversas áreas, como criptomoedas, registros de obras e patentes, sistemas de votações e supply chain e no direito.

Em especial, o Blockchain está associado as criptomoedas como o Bitcoin, que utiliza da tecnologia blockchain para as suas operações, sem a necessidade de uma autoridade verificadora.

Este ano, no FLISol Marília serão realizadas as palestras “O que você precisa saber sobre Blockchain”, ministrada pelo administrador e Country Manager para Pundi X  na América Latina,  João Victor Mendes Silva, e “Blockchain e a Indústria 4.0”, pelo Diretor de Operações  da Future Campus, empresa de VR que usa blockchain, minerador, desenvolvedor em solidity, e membro da associação brasileira de cryptoeconomia, Guilherme Gamba Zancopé. Além disso, serão promovidos os minicursos: “Blockchain & Bitcoin: Introdução e Prática”; “Extração de dados na web utilizando linguagem Python”; “Introdução ao Desenvolvimento Android”; “Introdução ao Framework Vue.js” e “Git: do básico ao avançado”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente no site do evento . Mais informações pelo e-mail: compsi@univem.edu.br ou pelo telefone: (14) 2105-0800 - Ramal 376.

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn