Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 20/04/2019 às 16:00

Artigo de docentes com acadêmica da Unimar é publicado em Edição Especial da Revista dos Tribunais

O artigo “A União do Direito Econômico e o Recurso Forense no Combate às Fraudes Corporativas no Brasil” escrito pela acadêmica Ana Clara da Silva Ortega em parceria com o docente do curso de Direito, Emerson Ademir Borges de Oliveira e da Coordenadora do Curso de Administração e Ciências Contábeis, Ana Cláudia Rossetto foi publicado na edição histórica número 1000 da Revista dos Tribunais. 

O periódico é um das mais importantes publicações jurídicas do país, sendo a terceira de maior nível de qualificação. Lançada em 1912, pelo jornalista e político Plínio Barreto, era voltada à publicação de crônicas jurídicas, inspiradas na coluna do Diário de São Paulo. Ao longo das décadas, as histórias deram espaço aos artigos de renomados profissionais.

De acordo com o docente, Emerson Ademir Borges de Oliveira, ter um artigo publicado pela Revista dos Tribunais é sempre uma honra, mas escrever para a edição comemorativa é incomparável.

É sempre uma alegria muito grande ter artigos publicados, estes conteúdos sempre trazem felicitação, enquanto docente e escritor na área do direito. Nesta edição especial, a publicação tem sabor mais adocicado, principalmente por ser um texto vencedor e por estar em coautoria com uma aluna e uma coordenadora da Unimar. Mostra que estamos no caminho certo”, enfatiza o docente.

O tema do artigo teve como base a monografia “A utilização da contabilidade forense como ferramenta de combates às fraudes corporativas no Brasil”, desenvolvido pela acadêmica do curso de Ciências Contábeis, Ana Clara Ortega, vencedora da 1ª Edição do Prêmio Cátedra Ademir de Oliveira.

A acadêmica explica que a escolha do tema se deu pelos escândalos relacionados a fraudes nas empresas, mostrando que a contabilidade trabalhando em parceria com o direito exerce um papel fundamental na segurança das organizações.

Há uma preocupação no cenário brasileiro por causa da corrupção e das fraudes. Com este tema quis chamar a atenção sobre a prevenção e o combate a corrupção, fatores que vão contribuir com um país melhor”, conta Ana.

O artigo trata do direito econômico e a contabilidade forense, como ferramenta para o combate às fraudes corporativas no Brasil. É um tema que está em destaque, principalmente sobre a atuação da Operação Lava Jato, realizada pela Polícia Federal. Juntos, adequamos o texto para se encaixar no perfil da revista, acrescentando desdobramentos dentro do direito econômico”, explica Emerson.

Para a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis e Administração, Ana Cláudia Rosseto, foi um privilégio ser coautora deste artigo.

Ter um artigo publicado na Edição 1000 da Revista dos Tribunais com um grande nome do Direito, como o Prof. Dr. Emerson, é uma honra inenarrável e ainda ter uma discente despontando na área da pesquisa, completa o orgulho de ter feito parte deste projeto”, comemora a Coordenadora.

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn