Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 16/04/2019 às 09:00

Saúde realiza campanha de prevenção ao câncer bucal na rede básica em Marília

No ano passado, 13 mil pessoas examinadas, sendo 582 com algum tipo de lesão, 41 com suspeita de câncer e 11 com a doença confirmada. Campanha é realizada há 23 anos.

Para comprovar, mais uma vez, que saúde começa pela boca, a Secretaria Municipal da Saúde está realizando mais uma edição da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. Até o dia 31 de maio a população deve procurar qualquer uma das unidades de saúde da cidade, especificamente para o exame que é rápido, prático e pode salvar vidas.

Exames estão sendo realizados na rede básica de saúde

No ano passado, a campanha resultou em quase 13 mil pessoas examinadas, sendo 582 com algum tipo de lesão, 41 com suspeita de câncer e 11 com a doença confirmada.

A encarregada de Saúde Bucal do município, Gláucia Regina Raful Sacomani, explica que os exames podem ser feitos o ano todo, mas o foco da campanha é intensificar os testes aproveitando o período da vacinação contra a gripe.

A indicação é para todas as pessoas com mais de 20 anos, sendo que a maior incidência de câncer bucal ainda é entre os idosos. Porém, pode ocorrer em qualquer faixa etária, o que motivou ampliação do público-alvo. O exame dura só alguns minutos. 

PREOCUPAÇÃO

Ela afirma ainda que muitas pessoas podem ter feridas indolores na boca, sem ter conhecimento. Em outros casos, a pessoa até observa, mas se acostuma e não dá importância à lesão. Pode ser um câncer, em estágio inicial, explica a cirurgiã-dentista.

Os fatores de risco para o câncer bucal são o fumo, o consumo de álcool e a exposição excessiva ao sol. A doença pode acometer a cavidade bucal e também os lábios.

DIA D - A Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal em Marília acontece desde 1996. O período de intensificação dos exames vai até o final de maio e haverá Dia ‘D’ com grande mobilização no dia 4 de maio, das 8h às 17h, para exames de prevenção ao câncer bucal e vacinação contra a gripe.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn