Marília registrou 68 novos casos de dengue em três dias, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta tarde (29) pela Secretaria Municipal da Saúde. Agora, oficialmente são 195 pessoas com a doença neste ano na cidade, sendo 183 autoctones (contraíram na própria cidade) e outros 12 importados. Foram descartados 558 exames enquanto que outros 331 aguardam resultado.
Apesar desse crescimento, a secretaria afirma que Marília não vive uma epidemia e sim um surto da doença. Isso porque, segundo a Organização Mundial da Saúde, para ser decretada epidemia o número de casos confirmados deverá ultrapassar 150 a cada 100 mil habitantes. Como Marília tem cerca de 240 mil habitantes, seriam necessários 360 exames positivos.
A Secretaria Municipal da Saúde reforça o apelo à população para que elimine os criadouros, receba bem os agentes de saúde durante as visitas domiciliares e, em caso de nebulização (perímetros com casos positivos), permita o acesso das equipes para a realização da imprescindível ação.
02) Contratação de 85 Agentes de Endemias e 09 Supervisores de Saúde (concurso público)
03) Contratação de empresa especializada, para reforçar as ações de Controle (Bump)
04) Rigoroso cumprimento do Protocolo do Ministério da Saúde
05) Nebulização e bloqueio de criadouros, mediante caso confirmado
06) Fortalecimento das ações educativas
07) Capacitações das equipes de Saúde
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288