Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 29/03/2019 às 11:03

Saúde tem novidade no atendimento a adultos com sobrepeso e obesidade

  • Grupo capacitou enfermeiras e profissionais do Nasf. Oferta de serviços aumenta

Entre as mudanças estão a ampliação do atendimento a mulheres no ambulatório da Gota de Leite e a avaliação pelo Caoim em pacientes adultos indicados pela rede de saúde

Marília terá reforço na atenção à pessoa com sobrepeso e obesidade, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e da Associação Feminina e Maternidade Gota de Leite. A informação foi confirmada durante oficina de capacitação para profissionais.

Participaram enfermeiras das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades Saúde da Família), além de profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família), com formações diversas.

Entre as mudanças estão a ampliação do atendimento a mulheres no ambulatório de vigilância nutricional da Gota de Leite e a avaliação pelo Caoim (Centro de Atendimento a Obesidade de Marília), em pacientes adultos indicados pela rede de saúde.

A capacitação foi articulada pelas áreas de Saúde do Adulto, Saúde da Criança e Saúde da Mulher. Cada segmento detectou necessidades e potencialidades, para definir a ampliação dos serviços, com benefícios diretos à população.

Enfermeiras Fernanda (Saúde da Criança) e Aline (Saúde do Adulto), com a médica Camila (Saúde da Mulher); integração para otimizar assistência à pessoa com sobrepeso e obesidade.

O ambulatório da Gota, com serviço de nutrição, já atende gestantes e mulheres interessadas em engravidar que estão sobrepeso ou com obesidade. Agora, passará a atender as demais mulheres nessas condições e com comorbidades.

 “Observamos o aumento no número de mulheres que engravidam e estão acima do peso o que aumenta as taxas de complicação durante a gestação, trabalho de parto, parto e puerpério”, disse a médica Camila Abrão Costa, que atua a área de Saúde da Mulher, na Secretaria Municipal da Saúde.

Já em relação ao Caoim (mantido por parceira com a mesma instituição), além das crianças e adolescentes já atendidos, haverá avaliação nutricional e apoio a adultos, também com encaminhamento das unidades de saúde da rede.

É um serviço de excelência no País e está se fortalecendo. Inclusive, em parceira com a Unimar, passaremos a ter atendimento de um endocrinologista”, destacou a enfermeira Fernanda Bigio Cavalhieri, responsável pela área de Saúde da Criança no município.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn