Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 29/03/2019 às 10:00

Ex-aluno do Senac Marília usa as artes cênicas para promover transformação social

  • Deriton Tiago Lopes está envolvido com o teatro desde os 15 anos de idade.

Depois de se formar no curso Técnico em Teatro, Deriton Tiago Lopes se formou em pedagogia e hoje dá aulas para jovens da Fundação Casa
 
Ator e professor, Deriton Tiago Lopes está envolvido com o teatro desde os seus 15 anos de idade. Hoje, aos 37, colhe os frutos do poder transformador das artes cênicas em sua vida e na de seus alunos. O ponto de partida rumo à profissionalização foi em 2004, quando viajou pela América Latina para estudar teatro e conhecer novas culturas. Dois anos mais tarde, retornou ao Brasil e se inscreveu no curso Técnico em Teatro, do Senac Marília.

A experiência de visitar vários países, como Argentina e Chile, com certeza enriqueceu meu currículo. Mas quando voltei ao Brasil, com a ideia de ingressar de vez na profissão, vi a necessidade de ter o registro de ator”, conta.  Sem ele, não poderia atuar com uma companhia de teatro ou mesmo participar de projetos culturais. “Como o Senac é referência na área, minha escolha não poderia ser outra.” 

Com a qualificação concluída em 2008, Deriton foi chamado para dar aulas em uma ONG e, um ano depois, passou a ensinar arte e cultura em um projeto dentro da Fundação Casa de Marília, onde ficou até 2013.

Assim que terminou o curso no Senac, Deriton decidiu ainda aprimorar-se na área acadêmica e começou a estudar pedagogia. “O curso técnico foi uma maneira rápida de realizar o sonho de seguir a profissão de ator e, por isso, o Senac caiu como uma luva. Além de me apresentar um leque ainda maior de oportunidades na área, me ajudou a vislumbrar um novo caminho dentro do ambiente escolar, como coordenador e professor, daí a ideia de fazer pedagogia.”

Formado, Deriton é hoje professor de teatro na Fundação Casa de Lins e diz que é possível visualizar mudanças de atitude em seus alunos desde o primeiro dia de aula. “Depois que superam o preconceito com relação às artes, tudo muda. No final do curso, já estão participando de todas as atividades e até elaborando poemas”, comemora. “O poder transformador do teatro é enorme. É capaz de abrir os olhos desses jovens para algo ainda maior: fazer com que saiam do mundo em que vivem hoje para vislumbrar outra realidade e perspectivas.”

A conquista de um espaço de destaque no mundo do trabalho, segundo o professor, só foi possível graças ao aprendizado e à vivência durante o curso no Senac: “O preparo dos professores foi o que mais me marcou nesse período. Além disso, as aulas práticas propiciam aos alunos ter uma visão real do ator em cena, o que faz a diferença para quem deseja se profissionalizar”.

Carreira de oportunidades

Alessandro Gomes, coordenador dos cursos da área de comunicação e artes do Senac Marília, explica que muitos atores formados na cidade potencializam a atuação na produção cultural regional e a carreira oferece oportunidades amplas.

Com o registro profissional, o ator pode trabalhar em instituições culturais, propor projetos viabilizados por editais públicos e privados, participar de montagens teatrais e até de campanhas publicitárias. A área de dublagem também é uma boa opção.

Em outubro do ano passado, Marília abrigou um encontro regional para propor uma agenda de encontros entre representantes de Conselhos Municipais de Cultura e, sobretudo, estimular as trocas de experiências, o aperfeiçoamento e a implementação de sistemas de cultura. Isso demostra que existe um campo aberto e potencial para que pessoas e artistas possam apresentar novos formatos de produção cultural e expressão artística”, explica Alessandro.

Serviço:

Senac Marília
Endereço: Rua Paraíba, 125 – Centro.
Informações: www.sp.senac.sp/marilia

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn