Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 24/03/2019 às 12:00

Marília - 90 anos: caminhando com cultura e novos conhecimentos

  • Prédio do antigo Gymnasium onde hoje funciona o Museu de Paleontologia

 

Por Ivan Evangelista Jr.

A caminhada é uma atividade saudável e que só traz benefícios para quem pratica. Pela manhã, ou no final da tarde quando os raios do sol estão menos intensos são os horários em que as pistas de caminhada ficam tomadas por seus adeptos.

A mais badalada é a Avenida das Esmeraldas, via que reúne um conjunto de lojas de confecções e acessórios femininos com vitrines incríveis, ponto do novo Hotel Ibis em Marília, do Shopping Esmeralda, de agências bancárias pernonnalité, de consultórios médicos e escritórios de advocacia e conta com opções de sucos naturais ou aquele chope gelado no happy hour, a preferência é sua.

Mas tem quem acha que fazer caminhada sempre no mesmo local pode se tornar enfadonho. E aí então vai a nossa dica para quem deseja experimentar novos roteiros aliando saúde, conhecimento. Vamos lá então!

Faça seu ponto de partida no Museu de Paleontologia abrigado no prédio do antigo Gymnasium,  aprecie também a arquitetura do premiado prédio da Prefeitura Municipal,e depois seguindo pela Sampaio Vidal até a agência dos Correios e Telégrafos.

Neste trecho tem inúmeras fachadas históricas preservadas. Isso mesmo fique atento ao seu redor, erga os olhos para focar detalhes quase que despercebidos diariamente.

Ao chegar à Rua Paraná você estará no Espaço Cultural, foi a oficina da Cia Paulista de Estradas de Ferro. Ali tem um memorial da cidade e a Praça da Bíblia, e fique sabendo que ali já foi o antigo viradouro dos vagões.

Pertinho está o imponente prédio do SENAI, escola de formação de profissionais que tem majestade na atuação e na apresentação visual do prédio, destacando a impecável limpeza das salas e ambientes.Entre, conheça.

Voltando pela Tancredo Neves, sentido centro, pela calçada do lado esquerdo avistam-se do outro lado os barracões da Paulista, onde se guardou muito café com destino ao porto de Santos, café produzido em terras marilienses e região.

Siga em frente, cruzando a Rua 9 de Julho, passando pela Galeria Atenas que já foi Mesbla. Pronto, chegamos à paineira, a velha paineira que em breve estará florida novamente, paineira que já abrigou os quebradores de pedra debaixo da sua sombra generosa, sim, as pedrinhas das calçadas petit pavê que enfeitam ruas até hoje.

Avenida Sampaio Vidal: palco dos princiais eventos, como o desfile de aniversário da cidade.

Opa, ia quase me esquecendo, passou antes pela antiga Rua Alagoas, hoje, Rua Paulo Corrêa de Lara, onde o Hotel São Bento fez história e hospedou inúmeros viajantes e negociantes que ajudaram no desenvolvimento da cidade. Bem na esquina tinha um bebedouro para animais que puxavam charretes e carroças.

Voltamos à velha paineira, onde do outro lado da rua também já foi a cadeia de Marília. Siga até a Rua Bahia e aprecie o prédio do antigo Fórum da cidade. Olhe atentamente os detalhes de acabamento da sua arquitetura, da escada da entrada principal, e se for dia útil não se furte de entrar e conhecer o espaço interno.

Ufa! Já deu um trechinho bom não é mesmo? Hora de tomar uma água e deixar para uma próxima caminhada para conhecer mais sobre esta linda cidade que completa 90 anos.   

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn