Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 22/03/2019 às 09:00

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa dia 10 de abril

A Secretaria da Saúde iniciou os preparativos para uma das maiores mobilizações durante o ano. Começa no dia 10 de abril a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, conhecida popularmente como gripe. O dia “D”, com abertura das unidades de saúde no sábado será 4 de maio.

Devem ser imunizadas pessoas com 60 anos ou mais, crianças a partir de seis meses e abaixo seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e professores das escolas públicas e privadas.

Também tem direito à vacina populações indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, entre outras) e condições clínicas especiais. O Ministério da Saúde também determina a vacinação de adolescentes e jovens apreendidos (Fundação Casa), população carcerária e funcionários do sistema prisional.

No país, o público-alvo representa aproximadamente 59,1 milhões de pessoas. Já em Marília, esse número corresponde a cerca de 55 mil, além da população de número variável que possui doença crônica e pode procurar as unidades de saúde.

PROTEJA-SE

 A enfermeira Renata Plácido, responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde explica que a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Há séculos a população conhece como gripe.

 “A transmissibilidade é alta, por isso a tendência de disseminação do vírus em epidemias sazonais (períodos mais secos e de baixas temperaturas) e também podendo causar pandemias, como vimos em relação ao vírus subtipo H1N1”, explica a enfermeira.

 A gripe pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C, sendo que os dois primeiros apresentam maior importância clínica; estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções, mas em algumas temporadas, ocorre predomínio das cepas B.

 Em qualquer uma delas, porém, pode haver agravos e óbitos, de acordo com o sistema imunológico do paciente. Por isso a importância da vacinação. As doses contra a gripe padronizadas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe são trivalentes e protegem contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B.

 A vacina é feita a partir de vírus fragmentados e inativados, ou seja, não há a menor possibilidade da pessoa contrair a gripe pelo produto. A contra-indicação é apenas para pessoas alérgicas a ovos. Em caso de dúvida, o médico deve ser consultado.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn