Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 11/03/2019 às 10:00

Manipulação de alimentos: Saúde capacita servidores da Educação

Setor serve quase 40 mil refeições por dia.Curso foi ministrado por Luciano Rocha Villela, supervisor da Vigilância Sanitária de Marília

Mais de 200 atendentes escolares que, entre suas atribuições, têm a responsabilidade do preparo da merenda escolar, participaram de uma capacitação, promovida em parceira com a Secretaria Municipal da Saúde, sobre boas práticas em manipulação de alimentos. O treinamento incluiu o Banco de Leite Humano de Marília, que deu orientações sobre o aleitamento materno.

A Coordenadoria de Alimentação Escolar de Marília, vinculada à Secretaria Municipal da Educação, gerencia um sistema que serve 37.292 refeições por dia.

O serviço abrange Emeis (Escolas Municipais de Ensino Infantil), Emefs (Escolas Municipais de Educação Fundamental) e também escolas estaduais, por meio de convênio.

As carnes e os hortifrutis são entregues semanalmente pelos fornecedores direto nas escolas. Cada estabelecimento é responsável pela conservação dos itens. Por isso a importância da capacitação dos atendentes que irão manipular e servir.

Importante salientar ainda que pelo menos 1/4 dos funcionários participantes foram contratados no concurso de 2018.

QUALIDADE

A coordenadora de alimentação escolar do município, Maria Sidinéia Gomes Ragonha, é ex-diretora de escola e tem vasta experiência na área. Ela conta que a merenda de Marília inclui quatro tipos de carne (bovina, suína, de peixe e de aves).

São priorizadas as necessidades de cada escola, através de cardápios adequados elaborados pelas nutricionistas. “O cardápio varia de acordo com a idade e o tempo que o aluno permanece na escola. Esse trabalho é acompanhado pelo Conselho de Alimentação Escolar”, explica.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn