Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 18/02/2019 às 12:00

Prefeitura realiza mutirão de castração de cães e gatos em Marília

  • Uma “UTI Móvel Animal” com especialistas em cirurgias estava no local dando apoio aos procedimentos.

Foram 14 profissionais envolvidos entre médicos veterinários, atendentes e anestesistas. Procedimentos têm a presença e adesão de protetores independentes.

A Prefeitura de Marília realizou neste fim de semana um mutirão de castração de cães e gatos no CVA (Centro Vigilância Ambiental) de Marília. Ao todo foram realizados 39 procedimentos.

Materiais esterilizados foram utilizados nos procedimentos.

Diversos protetores independentes de animais estavam presentes e aderiram ao mutirão. Os procedimentos foram realizados pela empresa “BG Zangrossi Resgate de Animais” contratada pela Prefeitura.

No total foram 14 profissionais envolvidos entre médicos veterinários, atendentes e anestesistas. Assim que os animais chegavam no CVA, passavam por uma triagem, sala de espera, cirurgia e depois uma “sala” de recuperação e observação. Uma “UTI Móvel Animal” com especialistas em cirurgias estava no local dando o total apoio para os procedimentos.

TRABALHO ELOGIADO

Foi algo que nunca vimos em Marília. Todo o aparato e estrutura estavam devidamente dentro da lei. Além disso, tivemos o apoio de protetores independentes que garantiram toda a transparência da ação”, disse Lupércio Garrido, médico veterinário da Zoonoses de Marília. 

Animais levados para a cirurgia de castração.

O ativista e protetor independente, Rodrigo Beretta, esteve presente na ação e levou 10 animais para castrar. “Tudo foi muito organizado, coisa de primeiro mundo. Estou muito feliz com essa ajuda que a empresa nos deu. Esperamos que outras ações possam acontecer”, disse Rodrigo.

Estamos trabalhando pela causa animal desde o primeiro dia da nossa gestão. Primeiro reestruturamos o nosso CVA, depois contratamos a empresa que faz o resgate e cuidados dos animais e agora vamos fazer esses mutirões e também feiras de adoções por toda a cidade”, disse o prefeito Daniel Alonso.

RESGATE DE ANIMAIS

Desde outubro do ano passado, a Prefeitura de Marília conta com uma estrutura inédita para resgate e tratamento de animais abandonados, que sofrem maus tratos ou que possuem alguma doença contagiosa ou terminal. Todos os procedimentos têm o apoio da Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros

Quem encontrar ou souber de qualquer animal que esteja precisando de ajuda, basta ligar 193 que o Corpo de Bombeiros aciona a empresa contratada pela Prefeitura. Depois de tratados, vacinados e vermifugados serão devolvidos aos donos ou nos locais que foram retirados. Em hipótese alguma animais saudáveis serão recolhidos.

Já os animais de grande porte que estiverem soltos em via pública serão resgatados, microchipados e ficarão à disposição dos proprietários que para resgatá-los pagarão o valor referente a 10 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) – cada Ufesp vale atualmente R$ 26,53.

Na reincidência o valor será de 20 Ufesps e, se o mesmo animal estiver na rua e for resgatado pela terceira vez, o proprietário não terá mais direito a recuperá-lo e o animal vai para adoção.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn