Poços têm equipamentos danificados. DAEM aproveitou fim de semana para fazer manutenção, mas com excesso de calor região norte ficou sem água.
Desde o fim de semana, moradores principalmente da região norte (representa cerca de 60% da cidade) estão sofrendo com a falta de água. No começo desta tarde, o diretor do DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília), Marcelo de Macedo, disse que a autarquia foi obrigada a fazer uma manutenção em diversos poços que tiveram problemas nos equipamentos elétricos devido as constantes quedas de energia em Marília.
"Nas últimas três semanas, as quedas de energia foram constantes. Como as bombas dos poços funcionam em alta velocidade, quando há um desligamento repentino, causado pela falta de energia, causam danos", lamentou o diretor.
MANUTENÇÃO - Marcelo citou, como exemplo, a bateria de poços do sistema do sistema Peixe. Dois deles tiveram os equipamentos trocados neste fim de semana por apresentarem defeito.
"O problema é que, como o consumo vem se mantendo elevado por causa do calor, quando os poços voltam a funcionar as redes estão vazias e demora para que o abastecimento volte ao normal", observou. Ele prevê que até esta terça-feira toda a região esteja com água.
ZONA NORTE: NOVOS INVESTIMENTOS
O diretor informou que provavelmente na quata-feira (dia 13) será feita uma manutenção no poço profundo da zona norte, com objetivo de aumentar a vazão. "Temos notado que a vazão está abaixo do ideal, ou seja, de 190 está produzindo 150 mil litros por hora. Vamos afundar ainda mais a bomba para melhorar novamente essa vazão", explicou Marcelo. Mas, se isso acontecer, o sistema terá que ser desligado.
Ele informou que o poço perfurado ao lado do Ribeirão dos Índios deve entrar em funcionamento dentro de duas semanas (está sendo feita a interligação da rede), devendo produzir entre 35 a 40 mil litros/hora. "Isso vai ajudar bastante no abastecimento de água na região", garantiu.
Além disso, a Prefeitura está licitando a perfunração de um poço profundo também na zona Norte, devido a expansão populacional da região.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288