Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 11/02/2019 às 14:59

UNIVEM cria Pró-reitoria de Inovação e Desenvolvimento Institucional

  • Na foto, o Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares e Prof. Dr. Elvis Fusco,  Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário

Prof. Dr. Elvis Fusco assumi órgão com o desafio de expandir e fortalecer as estratégias de transformação digital na instituição

O Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, mantido pela Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”, formalizou nessa semana a criação da Pró-Reitoria de  Inovação e Desenvolvimento Institucional, sob a responsabilidade do coordenador de ambientes de inovação e TI, Prof. Dr. Elvis Fusco.

O novo órgão superior da Reitoria  objetiva abarcar uma série de projetos, planejamentos e execuções que o UNIVEM tem realizado ao longo dos anos com enfoque na inovação tecnológica, no empreendedorismo e na transformação digital.

Segundo explicou o Pró-reitor, Prof. Dr. Elvis Fusco (foto), todos os projetos que existem hoje e os que venham a existir, e que contemplem a inovação tecnológica e o empreendedorismo digital nos processos acadêmicos na graduação e pós-graduação, vão estar sob essa nova reitoria.

Essa Pró-reitoria vem consolidar, expandir e fortalecer as estratégias de transformação digital no ensino, e contemplar algumas unidades já existentes na instituição, como o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) – um projeto de expansão do UNIVEM lançado em 2018;  o Centro de Inovação Tecnológica; o Centro Incubador de Empresas; o InnovaSpace Coworking e outros programas que serão criados já a partir deste ano”, frisou.

Fusco destacou, ainda, o Projeto do Parque Tecnológico, credenciado pelo governo do Estado e gerido pelo UNIVEM, que também será abrangido pela Pró-reitoria de Inovação e Desenvolvimento Institucional.

Hoje, o UNIVEM é reconhecido em todo o Brasil por manter ambientes de inovação e empreendedorismo com empresas instaladas dentro do campus. São mais de 50 empresas, gerando mais de 350 empregos diretos”, salientou.

Além dos ambientes de inovação já solidificados no UNIVEM, a nova Pró-reitoria anuncia para 2019 o lançamento de cursos rápidos, no formato nanodegress, com  formação online e com menor tempo de duração se comparados a programas tradicionais oferecidos pelas instituições de ensino superior. “Esses cursos visam aproximar os profissionais das demandas do mercado de trabalho”, explicou.

NOVAS PARCERIAS

Todo o trabalho de fomento à inovação e ao empreendedorismo, realizado pelo UNIVEM, tem sido reconhecido, inclusive, por empresas multinacionais. O grupo tecnológico Foxconn e a Nestlé escolheram a instituição e seu centro de inovação para liderar projetos de transformação digital em suas unidades fabris.

É um grande desafio liderar um processo de transformação digital em uma instituição de ensino superior, mas também é muito gratificante, pois muitas dessas ações já estão acontecendo e com resultados positivos. Nosso objetivo é ampliar essas ações para que isso influencie, cada vez mais, a formação profissional dos nossos alunos de graduação e pós-graduação”, ressaltou Fusco.

COORDENAÇÃO - Ao assumir a Pró-reitoria de Inovação e Desenvolvimento Institucional, o Prof. Dr. Elvis Fusco deixa a Coordenação dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação; cargo que ocupou por 10 anos, e que passa a ser gerenciado pelo Prof. Dr. Fábio Dacêncio.

Muitas dessas ações, que passam a fazer parte da Pró-reitoria, foram criadas no âmbito dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, com o envolvimento de um grupo de professores, entre eles, o Prof. Dr. Fábio Dacêncio, que assume a coordenação com a mesma política de desenvolvimento e fomentos dos cursos”, frisou.  

De acordo com o Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, esse novo “braço” da Reitoria vem fortalecer e dar maior visibilidade à instituição e a todo o ambiente de inovação e empreendedorismo existentes e geridos pelo Centro Universitário.

Essa é uma Pró-reitoria necessária e que vem dinamizar, ainda mais, o processo de desenvolvimento e de transição do modelo linear para o tecnológico dentro da instituição”, concluiu. 
 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn