Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 25/01/2019 às 14:00

Psicologia: CRP realiza pré-congresso em Marília e debate medicalização da sociedade

  • Pré-congresso foi realizado na Câmara de Marília, reunindo profissionais das áreas de educação e saúde.

Coordenadora do curso da Católica, Fabíola Colombani, é convidada pelo Conselho Regional para debater o tema com profissionais das áreas de educação e saúde

"Hoje estamos aqui discutindo sobre o tema da medicalização com intuito de levantarmos propostas que construirão as novas diretrizes para a prática do psicólogo nos próximos anos. Essas propostas serão levadas aos congressos regional e nacional de psicologia que acontecerão nos próximos meses nas cidades de São Paulo e Brasília respectivamente. Quando falamos em medicalização, estamos dizendo que questões sociais estão sendo transformadas em questões médicas e isso impacta na conduta das pessoas, no que se entende por doença psíquica e no olhar que se dá sobre as indagações e sofrimentos que surgem em nosso cotidiano. Não existe a pílula da felicidade e os psicotrópicos não podem ocupar o lugar da reflexão e do entendimento do que de fato está causando a dificuldade ou o sofrimento humano, é necessário pensar no entorno e na causa como principais elementos".

Evento foi realizado na Câmara Municipal.

A afirmação é da psicóloga e coordenadora do curso da Faculdade Católica Paulista, Fabiola Colombani, que ao participar do pré-congresso de Psicologia, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP), palestrou sobre o tema. Ela foi convidada pelo CRP e o evento foi realizado na Câmara Municipal de Marília com a participação de representantes das áreas de Educação e Saúde.

A proposta apresentada pela psicóloga da Católica visa também, a união de todas as classes da saúde e da educação, ou seja, "é necessário um trabalho multidisciplinar com a consciência de que é preciso construir um diagnóstico a partir de um olhar para além do corpo biológico e que as queixas escolares precisam ser realizadas de forma muito cuidadosa, pois podem influenciar diagnósticos que muitas vezes rotulam e estigmatizam a criança e o adolescente".

Graduada pela Unesp/Assis, Fabiola é especialista em Psicologia Escolar e Educacional, mestre em Psicologia da Infância pela Unesp/Assis, Doutora e Pós Doutora em Educação pela Unesp/Marília.

As propostas apresentadas em Marília serão apresentadas no 10º Congresso Nacional de Psicologia (CNP). O encontro ocorrerá de 30 de maio a 2 de junho de 2019, em Brasília.

VESTIBULAR

Em entrevista ao Visão Notícias, Fabiola Colombani (foto) também comentou sobre o curso de Psicologia da Faculdade Católica Paulista que está completando um ano de funcionamento.

Com um corpo docente formado por mestres, doutores e pós-doutores, o curso de Psicologia da Católica abrange as áreas clínica, organizacional, escolar/educacional, hospitalar/saúde pública, trânsito, jurídica entre outras, abrangendo as áreas de biológicas e humanas.

Fabiola Colombani enfatiza que o curso possui uma excelente estrutura e está adequado com todas as exigências do MEC, inclusive é nota 5 (nota máxima) e está comprometido com uma formação integral do psicólogo que visa preparar o profissional para a pesquisa e o mercado de trabalho de forma sólida.

As inscrições para o vestibular 2019 da Católica (incluindo o curso de Psicologia) ainda estão abertas e as provas poderão ser agendadas. Para se inscrever, clique AQUI.

  

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn