Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 17/01/2019 às 08:07

Marília perde o patrimônio cultural Braz Alécio

  • Braz Alécio durante exposição no Marília Shopping.

Considerado um dos patrimônios culturais da cidade de Marília, o artista Braz Alécio será sepultado nesta quinta-feira (17), no cemitério da Saudade, em horário que ainda será definido pela família. Ele faleceu ontem à tarde, aos 89 anos. O corpo está na sala 7 do velório municipal. Sepultamento às 15h, no cemitério da Saudade.

Braz Alécio nasceu em Marília no dia 20 de Junho de 1929. Filho de Reinaldo Alécio e Aurora Rojo, o mariliense foi pioneiro da cidade, junto com seus nove irmãos.  Acompanhou de perto o crescimento de Marília.

O artista teve infância simples, mas com a arte sempre presente desde a escola, onde desenhava. E foi por causa dos seus desenhos que ele ganhou uma bolsa e aos 17 anos mudou-se para São Paulo para estudar no museu de artes plásticas.

Casou-se em 1953 com Dona Olinda e tem dois filhos, Adilson e Ruth. Durante o período que ficou fora de Marília, o artista teve contato com grandes exposições e teve aulas com Candido Portinari entre outros artistas renomados. Também se dedicou à atividade de arte-educador.

No ano de 2005, Braz Alécio, parou de ministrar aulas, devido ao fato dele ser portador de Alzheimer, uma doença degenerativa, que tem como sintoma mais comum a perda de memória.

EXPOSIÇÕES - O artista plástico realizou mais de 150 exposições por todo o Brasil, levando o nome da cidade de Marília por onde passava, um dos pontos levantados pela curadoria para prestar essa homenagem, além do pintor ser uma referência para artes plástica em Marília, ele divulgava a cidade por onde passava e costurava sua história com a da cidade, misturando-se, confundindo-se as histórias. 

Relembre o vídeo do Programa Retrato Cultural (canal 9) em homenagem ao artista Braz Alécio: 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn