Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 08/01/2019 às 08:00

Dezembro marca alta de 2,6% nas vendas, segundo pesquisas

De acordo com o Balanço de Vendas, elaborado pelo Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo, o mês de Dezembro registrou um crescimento médio de 2,6% no movimento de vendas (à vista e a prazo) na comparação com igual mês de 2017.

“Isso mostra a reação do comércio diante da instabilidade econômica, mas com esperanças de um 2019 bem melhor”, comentou Adriano Luiz Martins, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, ao verificar retração nos anos de 2015 e 2016, elevação em 2017 e novo crescimento em 2018.

As transações a prazo (3,1%) superaram as vendas à vista (2,1%) em dezembro. “O aquecimento das vendas de ventilador e ar-condicionado, que são bens duráveis com vendas a prazo, ilustra bem esse cenário”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que comentou também a falta desses itens nas lojas devido ao aumento da procura.

Já no sistema à vista, Burti aponta para a alta das vendas de produtos ligados à estação, como os da moda praia.

“De um modo geral, na comparação entre anos, o período foi beneficiado pelos juros baixos e pela injeção de recursos do 13º salário”, explica.

Para o presidente da associação comercial de Marília, a Black Friday está dividindo as vendas com o Natal, enfraquecendo o mês de Dezembro, enquanto que o 13º está sendo mais utilizado para os pagamentos de dívidas ficando o Natal refém das oportunidades que restam.

É um novo comportamento que precisa ser avaliado de forma segmentado, pois, tudo acontece num mesmo período praticamente”, disse o dirigente ao conversar com outros comerciantes sobre o assunto. “O comércio terá que se reinventar para manter os índices de antigamente”, acredita o dirigente mariliense.

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn