Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 25/12/2018 às 12:00

Aomar reúne pacientes e promove café da manhã na Secretaria da Saúde

  • Pacientes e familiares durante encontro na Secretaria da Saúde.

Um café da manhã especial realizado durante a semana marcou o fortalecimento da assistência à pessoa ostomizada em Marília. Neste ano, a entrega de insumos foi transferida para a Secretaria Municipal da Saúde, que passou a apoiar a estabeleceu nova parceria com a Aomar (Associação dos Ostomizados de Marília e Região).

Em 2018, a estomia (também chamada de ostomia) virou assunto de domínio popular depois que o presidente eleito, então candidato, Jair Bolsonaro, sofreu um atentado e precisou passar por cirurgia, com a derivação no intestino e uso de bolsa coletora.

Mas os mitos e os preconceitos persistem. O que poucos sabem é que todo ostomizado tem direito à assistência pelo SUS (Sistema Único de Saúde), independente do poder aquisitivo, e deve receber a bolsa, insumos e orientações de um profissional capacitado, para uso desse recurso.

APOIO DA ENTIDADE

Célia (foto a esquerda): entidade oferece todo apoio aos usuários.

A presidente da Aomar, Célia Castro , que também faz parte do Comus (Conselho Municipal de Saúde), afirma que o papel da entidade é oferecer apoio emocional e social, além de informação e representação dos direitos dos usuários. No cadastro da entidade existem mais de 150 pessoas. 

Nossa luta é pela qualidade de vida e dignidade para que o material esteja sempre disponível pelo SUS, que tenha qualidade, não agrida a pele da pessoa ostomizada. A nossa preocupação é que as pessoas superem essa adversidade da melhor maneira. Existe vida após a estomia!” declarou a presidente.

Célia afirma que 2018 é um ano para ser comemorado para os pacientes. Desde julho os insumos passaram a ser distribuídos pela Prefeitura, que reforçou o suporte profissional, por meio da atuação de uma enfermeira do município.

Mais informações sobre a Aomar podem ser obtidas pelo telefone (14) 99893-7216.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn