Dicas incríveis para dormir no calor com conforto

Compartilhe:

O verão já começou e você não consegue dormir no calor? Veja algumas dicas infalíveis para ajudá-lo a dormir no calor.

A temperatura dos trópicos não precisa ser motivo para tirar a qualidade do seu sono. Existem algumas medidas que ajudam a amenizar o calor, trazendo mais conforto para sua noite, disposição para o seu dia e benefícios para a sua saúde.

Confira algumas dicas:

Mantenha uma alimentação saudável - O primeiro passo para garantir uma boa noite de sono é cuidar da alimentação. Afinal, o que você come tem grande impacto no seu dia, assim como no seu sono. Por isso, evite carnes e refeições pesadas ou muito gordurosas, dando preferência para frutas, saladas e sucos.

Hidrate-se com os líquidos certos - Garanta uma boa hidratação ao longo do dia, principalmente na época de calor, em que o organismo necessita de maior reposição de líquidos. Apenas não exagere na água antes de dormir para não acordar com vontade de ir ao banheiro no meio da noite.
 
Evite, ainda, cafeína, chá-preto, chá-verde e refrigerantes na parte da tarde e da noite, pois são bebidas altamente estimulantes. O álcool, que pode dar a impressão de que induz o sono, também não é recomendado antes de dormir, pois pode levar a pessoa a acordar várias vezes durante a noite.
 
Deixe o quarto bem escuro - A boa iluminação do quarto é um fator decisivo para dormir no calor. No verão, os dias são mais longos e o corpo fica exposto à luz do sol por mais tempo, o que prejudica o relógio biológico bem como a produção de melatonina, o conhecido hormônio do sono. Além disso, dormir na claridade prejudica sua noite e pode deixar você com sensação de cansaço no dia seguinte.
 
Amenize a temperatura do ar - Para ajudar a criar um clima mais gostoso e favorável para o sono, uma boa dica é utilizar também os umidificadores de ar. Caso você não tenha um, basta colocar bacias e baldes com água ou espalhar toalhas úmidas pelo cômodo. Se não usar o ar-condicionado, invista nos umidificadores de ar frio, que ajudam a esfriar a temperatura, além de umedecer o ar.
 
Circulação do ar - O ar circulante é essencial para o resfriamento do ambiente e para a troca com o meio externo, evitando problemas potencialmente perigosos para a saúde (e para o sono), como o surgimento de mofo e de ácaros.

Por isso, deixe uma pequena fresta na janela também na hora de dormir. Se a noite estiver fresca, melhor ainda, pois a brisa noturna ajudará a baixar a temperatura do quarto naturalmente.

Você pode, ainda, optar pelo ventilador, mas use-o corretamente. Não aponte o aparelho diretamente para o seu corpo, o que apenas lançará vento quente em você. O melhor é direcioná-lo para a parede ou para a janela, a fim de expulsar o ar quente.
 
Temperatura do corpo - Existem algumas partes do corpo que são estratégicas e podem ajudar a dar mais frescor. É o caso das mãos, pés, pescoço, coxa, braços e pulsos. A dica é umedecer uma toalha ou um pano com água gelada e colocar nessas regiões. Isso ajudará a diminuir a temperatura de todo o corpo.
 
Acerte também a temperatura do chuveiro. Antes de deitar, procure tomar banho com a água levemente morna. Isso evitará que sua temperatura suba e dará uma sensação mais refrescante ao corpo, além de relaxar e induzir o sono.
 
Evite atividades físicas - A prática de exercícios físicos é extremamente benéfica e deve ser praticada por todas as pessoas, respeitando, é claro, as limitações físicas de cada um. No entanto, a melhor hora para realizá-las é durante o dia.
 
A razão para isso é bem simples: os exercícios físicos promovem alterações em nosso corpo que são responsáveis por “acordar” as nossas células, fazendo com que elas trabalhem a todo vapor para queimar calorias.
 
Tecidos frescos e leves - No calor, o tecido do jogo de cama e da roupa de dormir precisa ser leve e fresco. Por isso, evite tecidos sintéticos e aposte nos lençóis, fronhas e pijamas de algodão ou de linho, que ajudam a absorver o suor e são bastante respiráveis. Roupas mais claras também são recomendadas nas noites quentes, pois retêm menos calor.
 
Rotina - Conseguir dormir no calor não precisa ser um tormento. É muito possível ter boas noites de sono no verão, no entanto, manter uma rotina é uma das maneiras mais simples de conseguir tal feito. Ter uma hora certa para dormir é altamente recomendado, regulando o relógio biológico independentemente da temperatura do mundo lá fora.
Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.