Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 13/12/2018 às 12:00

Unimar recebe o Ponto MIS, em parceria com a Secretaria de Cultura

  • O oficineiro Leandro Afonso falou sobre o tema “De Carmem Miranda a JK: uma introdução às chanchadas”

O Programa Ponto MIS, realizado pelo Museu de Imagem e do Som, trouxe à cidade o ciclo de palestras sobre “O Cinema Brasileiro de Ontem e Hoje”. O evento  foi realizado em parceria com a Universidade de Marília (Unimar) e a Secretaria de Cultura.

Com conteúdos audiovisuais, as oficinas foram utilizadas pelos acadêmicos de publicidade e propaganda, principalmente os que estão cursando a disciplina Estética II, ministrada pela professora Maria Inês Godinho. Ela contou que as palestras serviram como complemento de conteúdo.

Na Disciplina Estética II nós falamos sobre os movimentos culturais do Brasil, desde as expressões da década de 20 até os dias atuais. As palestras complementam e dão uma visão geral, com muito exemplo. As palestras falam de período do cinema muito importante, como está a produção e como está o mercado, essencial para os alunos que pretendem seguir carreira no audiovisual” ressalta Inês.  

As palestras foram realizadas em dois dias. No primeiro encontro, o oficineiro Leandro Afonso falou sobre o tema “De Carmem Miranda a JK: uma introdução às chanchadas”. No segundo dia, Bruno Cucio explicou ao público como está o cinema brasileiro após a “Transformação da Retomada: O cinema da retomada aos dias de hoje”. 

O Brasil parou de ter produção com o fim do Ministério da Cultura e o fim da Embrafilme. A retomada das políticas públicas audiovisuais aconteceu a partir dos anos 90. Atualmente são produzidos cerca de 160 filmes por ano no cinema brasileiro e agora as problemáticas são outras. Meu papel é tentar motivar aos diretores para que representem a sociedade brasileira. E como as políticas públicas interferem e ajudaram que esta produção se fomente”, explica Bruno.

Bruno Cucio durante sua palestra na Unimar.

Nós estamos vivendo cada vez em um mundo que é audiovisual. Refletir sobre a imagem, como ela é feita, porque ela é feita daquele jeito, a construção da imagem é importante para entender o próprio mundo. Os alunos de publicidade e propaganda trabalham com a realização de imagens e com a apresentação do mundo”, finaliza o palestrante.

As palestras integram o programa Ponto Mis que foi realizado em Marília desde fevereiro, com a realização de oficinas e sessões de filmes, segundo a assessora de cultura Flávia Vieira.

O Ponto MIS é um programa de manifestações da questão audiovisual. O objetivo é fortalecer o público e reconhecer que o cinema brasileiro é bastante presente, forte e muito bom. A partir da parceria com a Universidade é de grande importância, porque aqui estão os profissionais que futuramente vão ‘bombar’ no território nacional. A gente precisa valorizar estes profissionais e valorizar os profissionais que trabalham com o cinema nacional” complementa Flávia.

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn