Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 12/12/2018 às 19:00

Popularidade do abacate faz com que plantações virem alvos de cartéis

Alguns restaurantes tomaram uma decisão que pode parecer estranha: deixar o abacate de fora do cardápio. No entanto, essa ideia tem uma razão de ser. A importação da América Latina, além de prejudicar o meio ambiente, ajuda a financiar cartéis de drogas do México.

A denúncia foi feita em uma reportagem do jornal “ The Guardian”, que revela que alguns produtores de Michoacán, no oeste mexicano, estão sofrendo com assaltos as terras por narcotraficantes. Depois do ataque, eles vendem o fruto por um preço bem mais elevado do que o praticado normalmente.

O fato do produto sofrer com escassez possibilita que ele seja vendido a preço de ouro e, assim, vire alvo do crime organizado. O abacate tem um cultivo demorado, uma vez que cada árvore demora cerca de dois anos para crescer e outros três ou quatro para que se possa colher o fruto.

O México responde por cerca de 45% da produção mundial, de acordo com a BBC. Ao se juntar esse fato com o histórico do país com cartéis de droga, ele se torna o alvo perfeito para a ação dos narcotraficantes.

Esse perigo foi o que levou muitos donos de restaurantes a banirem o abacate das receitas.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn