Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 01/11/2018 às 09:00

Novembro Diabetes Azul: Família é importante fator para controle da doença

Novembro chega carregando consigo a cor azul, que representa a necessidade de ampliar a atenção e conscientização a respeito do diabetes.

A campanha mundial tem como mote para este ano "Família e Diabetes", a fim de evidenciar o papel do núcleo familiar para prevenção e controle da doença. Em todo o globo, 425 milhões de pessoas convivem com o diabetes, das quais mais de um milhão são crianças e adolescentes com o tipo 1. No Brasil, o número estimado aproxima-se dos 13 milhões.

O tema da campanha chama atenção para influências comportamentais, pois o diabetes é uma doença crônica e exige mudanças efetivas nos hábitos cotidianos do paciente e da família, inclusive na relação com alimentos e exercícios físicos. É um processo educacional contínuo

Tal questão é ainda mais presente quando o diabetes acomete crianças e adolescentes. Isso porque as atitudes familiares repercutem na aceitação ou não dos mecanismos de enfrentamento da doença. Assim, Pedrosa destaca que todo o núcleo familiar deve estar envolvido, já que no diabetes tipo 1 é dos pais a responsabilidade dos cuidados.



Diabetes tipo 1: acontece geralmente na infância e adolescência, o que aumenta a responsabilidade familiar. 

Diabetes tipo 2: surge, em geral, na fase adulta e está ligado à resistência à ação e diminuição da produção de insulina no pâncreas. A obesidade, hipertensão arterial, histórico familiar da doença ou de diabetes gestacional, e o processo de envelhecimento são os principais fatores de risco.

O envolvimento proativo da família aumenta o comprometimento de quem recebeu o diagnóstico, seja criança, adolescente, adulto ou uma pessoa idosa, e motiva um seguimento com mais chance de êxito resultando em melhor controle, mais qualidade de vida e menor frequência de complicações.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn