Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 18/10/2018 às 08:40

Ministério da Educação atribui nota máxima a curso de Medicina da Unimar

O Ministério da Educação (MEC) atribuiu ao curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar) nota máxima em avaliação in loco realizada na última semana. A nota cinco (escala de 1 a 5) confirma Marília na seleta lista de cidades brasileiras que possuem Universidade com excelência de ensino e curso de Medicina com máxima avaliação.

Nesta avaliação in loco foi analisada, entre outras, a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo, as instalações físicas, projetos de inovação e acompanhamento de egressos. Alcançando a nota máxima, o curso de Medicina da Unimar cumpre todos os pré-requisitos exigidos no instrumento de avaliação do Ministério da Educação.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina, Dr. Heron Gonzaga o foco na qualidade de ensino é primordial para a ascensão nas avaliações. 

É um trabalho em conjunto da mantenedora, gestão do curso, corpo docente, colaboradores e os próprios acadêmicos. Todo o esforço visa a qualidade de excelência. Investe-se cada vez mais na qualificação do corpo docente, aprimoramento da metodologia de ensino, incentivo à pesquisa científica, incluindo publicação de artigos em periódicos de qualidade para os docentes e discentes”, explica.

RANKINGS ESTADUAL E NACIONAL

Há poucos dias, a Folha de São Paulo através do Ranking Universitário (RUF) já havia ranqueado o curso de Medicina da Universidade de Marília como 3º melhor curso privado do Estado de São Paulo e 10º melhor do país.

Segundo Gonzaga, o curso de Medicina da Unimar possui infraestrutura de ponta que não deixa a desejar para os cursos dos principais centros econômicos e capitais do Brasil.

Os nossos acadêmicos passam por ambientes de atendimento real em ambulatórios, hospital de ensino próprio, unidades de pronto atendimento, parceiras conveniadas com secretaria da saúde, maternidade Gota de Leite, entre outras”, acrescenta.

A meta da universidade é a formação de um médico generalista para atuar de forma humanizada nos cenários de atenção primária e de urgência e emergência, além da possibilidade de adentrar em programas de pós-graduação, como os de residência médica”, finaliza o coordenador.

Pesquisa

Um dos pilares do curso de Medicina, a pesquisa movimenta acadêmicos e docentes. Exemplo desse empenho científico, a docente Dra. Leila M Guissoni Campos, mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora na área de Neuroanatomia/Neurociências pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), possui trabalho com linha de pesquisa sobre Sono, Ritmos circadianos, Neuroinflamação.

Ela realiza coleta de dados referentes aos exames neurológicos e coleta de material biológico das crianças com a Síndrome Congênita pelo Vírus Zika que desenvolveram microcefalia. A coleta acontece no Mutirão Multiprofissional para o atendimento gratuito a crianças com a Síndrome, na ONG CAVIVER em Fortaleza-CE.

O trabalho ainda está em desenvolvimento e os resultados relevantes até o momento foram divulgados numa revista internacional de alto impacto nesse ano. Os resultados contribuíram para caracterizar o fenótipo dessa síndrome mostrando a alta incidência de distúrbios de sono nessa população com consequente impacto na qualidade de sono dos cuidadores”, explica Leila a docente da Unimar.

O que diz o Reitor

Gestor de excelência em educação e saúde, o Reitor da Universidade, Dr. Márcio Mesquita Serva celebrou mais essa conquista vislumbrando cenários ainda mais positivos para os próximos anos.

Tanto a nota máxima nesta avaliação in loco quanto posição de destaque no ranking da Folha de São Paulo vem de encontro a qualificação e o comprometimento de todo o corpo docente, do ótimo desempenho dos alunos e da Mantenedora que não mede esforços para ter uma Instituição cada dia melhor”, conta.

Essa atmosfera positiva que envolve a Universidade de Marília possui papel fundamental na realização dos sonhos dos estudantes e formandos que possuem maior crescimento profissional, seja por conquistar novo emprego, por alcançar a promoção tão desejada ou ainda por tornar-se referência no mercado”, finaliza.

A Universidade de Marília realiza no domingo (21 de outubro) os vestibulares para Medicina e outros 21 cursos de todas as áreas do conhecimento. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo site www.unimar.br/vestibular.

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn