Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 14/10/2018 às 13:00

Descubra como acabar com a sensibilidade nos dentes

Segundo dados da Associação Brasileira de Odontologia, três em cada dez brasileiros sofrem com sensibilidade nos dentes. Quando a ingestão de alimentos gelados, quentes, doces e ácidos ocasionam hipersensibilidade dentária, é sinal de que o esmalte que protege os dentes está desgastado, e dentina (tecido recoberto pelo esmalte que dá a forma do dente) fica exposta, causando dor e desconforto.

Ações simples do dia a dia como morder um picolé ou tomar um cafezinho são uma tortura para quem sofre do problema.

Com o passar do tempo, a restrição do cardápio afeta seriamente a qualidade de vida do indivíduo, que se priva de pequenos prazeres gastronômicos para evitar aquela desagradável sensação nos dentes.

Apesar de ser um problema bastante comum, muitos buscam ajuda somente quando a dor aparece, sem saber que a sensibilidade podem evoluir para uma inflamação grave.

Existem diversas causas para a sensibilidade nos dentes:a boa notícia é que é possível atenuar as dores a partir de algumas ações!

Principais causas

7 dicas para amenizar a sensibilidade dos dentes

Escove os dentes de 30 minutos após a refeição

Após as refeições, dê uma pausa de 30 minutos antes de escovar os dentes. O pH da saliva fica desequilibrado depois que comemos e, ao entrar em contato com a pasta de dente, aumenta a acidez da boca. Mascar um chiclete após a refeição ajuda a neutralizar o pH.

Utilize uma pasta dental específica para dentes sensíveis

Pastas muito abrasivas podem agravar a sensibilidade. Uma forma de atenuar o problema é utilizando uma marca específica para dentes sensíveis, recomendada por um dentista de sua confiança.

Atenção para a escova de dente

Com o passar do tempo, as cerdas das escovas perdem a maciez, machucando dentes e gengivas e agravando a hipersensibilidade dentária. Troque sua escova a cada três meses e sempre dê preferência a produtos ultramacios.

Adicione flúor à sua rotina de higiene bucal

Enxaguantes bucais à base de flúor, cremes dentais especiais e flúor em gel ajudam a fortalecer o esmalte e amenizar as dores. Antes de incluir o item na sua rotina de higiene, consulte seu dentista.

Cuidado com clareamentos dentais

Alguns tratamentos de clareamento dental podem piorar o quadro de hipersensibilidade, especialmente quando realizados sem a supervisão de um profissional. Para atenuar o desconforto, antes de realizar o procedimento profissionais utilizam substâncias à base de cálcio e flúor para remineralizar os dentes.

Use placas para bruxismo

Ranger os dentes durante o sono é um problema que acomete grande parte da população. O bruxismo, que surge em situações de estresse, é uma das causas da sensibilidade, uma vez que desgasta o esmalte, expondo as camadas dentárias mais profundas. Recomenda-se o uso de placas interoclusais para evitar o atrito entre os dentes.

Evite alimentos e bebidas ácidas

Alimentos como tomate, maçã, limão, catchup e bebidas como café, energéticos, cerveja e refrigerante estimulam a acidez na boca.

Caso você não resista a algum desses itens, basta fazer um bochecho com água após as refeições, respeitando o intervalo de 20 a 30 minutos para realizar a escovação. Na hora de temperar sua salada, evite o vinagre e substitua-o por azeite ou sal.

Caso a sensibilidade nos dentes não seja diagnosticada e tratada a tempo, problemas mais graves como periodontite e outras inflamações podem aparecer.

A prevenção é sempre o melhor caminho, portanto, fique atento aos sinais do seu corpo!

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn