Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 08/10/2018 às 07:00

Campanha Outubro Rosa movimenta unidades de saúde em Marília

  • A USF (Unidade Saúde da Família) Dirceu atraiu a comunidade para o pátio à frente da unidade de saúde

Mais frequente e mais mortal, entre as neoplasias que acometem mulheres, o câncer de mama está na alça de mira dos profisisonais de saúde e voluntários, especialmente neste mês. A campanha Outubro Rosa movimenta as unidades da rede básica de saúde de Marília.

A enfermeira Fabiana Fernandes dos Santos, coordenadora da Atenção Básica no Programa ESF (Estratégia Saúde da Família), conta que as ações são intersetoriais, realizadas com parceiros como Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), e as organizações que trabalham com a causa.

A enfermeira destaca que, durante a campanha, os profissionais reforçam a importância do autoexame, do exame clínico feito na unidade e do acesso (em caso suspeito) ao ambulatório de saúde mamária, para agilizar diagnóstico.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, particpou do encontro com usuárias do SUS em Dirceu.

Ela destacou que, em 2018 (de janeiro a junho) foram realizados 359 atendimentos a mulheres que já haviam passado por médicos da rede e foram encaminhadas ao ambulatório especializado do município. Um caso de câncer foi confirmado e a paciente encaminhada para tratamento.

Para melhorar ainda mais a assistência, a Secretaria lançou um mutirão de mamografia específico a partir deste mês (fora o volume mensal já contratado). Dessa forma, serão mais 600 exames de mamografia até o final do ano.

CAMINHADA - Marília terá no dia 27 de outubro (sábado) o ato público “Caminhada pela Vida – Outubro Rosa”, promovido pela Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde e da Cultura, com participação de instituições de saúde, ensino, associações, igrejas e comunidade em geral.

Para participar, basta comparecer em grupo organizado ou individualmente, às 9h30, na praça Saturnino de Brito.

O cirurgão Léo Pastori, que atua no Com (Centro de Oncologia de Marília) e Associação Amigos do Com fez uma apresentação do tema, com foco na prevenção e nos direitos das usuárias.

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn