Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 03/10/2018 às 10:00

Mutirão de oftalmologia para alunos garante óculos de graça em Marília

  • Mutirão de oftalmologia beneficia crianças e adolescentes em idade escolar

Projeto é uma parceria entre as secretarias municipais da Saúde e Educação, por meio do PSE (Programa Saúde na Escola); 192 alunos já foram beneficiados.

Prossegue o Mutirão de Oftalmologia para crianças e adolescentes em idade escolar em Marília. A iniciativa faz parte do PSE (Programa Saúde na Escola), desenvolvido localmente pelas secretarias de Saúde e de Educação. Durante o mês de setembro foram realizados 192 atendimentos, sendo que 44 pacientes tiveram indicação para uso de óculos.

As consultas são feitas aos sábados. Os alunos são submetidos ao exame de acuidade visual, inclusive com uso de equipamentos para definição do grau, em caso de necessidade de lentes. São cerca de 70 agendamentos a cada semana.

O mutirão atende a uma demanda que os professores da rede já haviam observado em sala de aula. De acordo com a enfermeira Fernanda Bigio Cavalhieri, responsável pelo programa Saúde da Criança no município, a indicação pode ser feita pela escola ou mesmo pela unidade de saúde mais próxima de casa.

O prefeito Daniel Alonso elogiou a parceria Saúde e Educação, bem como a participação da Santa Casa na execução dos atendimentos. “Temos que trabalhar com parceira. Temos visto, não apenas nesta ação, mas em muitas, um estreitamento das duas secretarias (Saúde e Educação) e muitos benefícios a nossa população”, disse Daniel.

HÁ VAGAS - Como ocorre em outros mutirões, uma das dificuldades é o grande número de faltas. Desde o início dos agendamentos, das 315 crianças e adolescentes que confirmaram horário, somente 192 compareceram (índice de 39% de faltosos). Do total dos examinados, 44 tiveram indicação para uso de óculos.

Mais Informações podem ser obtidas nas unidades de saúde e escolas da rede municipal. Ou ainda na Secretaria Municipal da Saúde (setor Saúde da Criança), por meio do telefone (14) 3402-6500.

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn