Seis equipes da rede básica de Saúde de Marília foram premiadas pela Vigilância Epidemiológica do município devido ao engajamento na Campanha “Fique Sabendo – Julho Amarelo”, para diagnóstico e prevenção à Hepatite C.
Certificados foram entregues nesta semana, na sede da Secretaria Municipal da Saúde. Durante o mês de intensificação, a rede realizou cerca de mil exames. Todas as pessoas com resultado positivo já estão recebendo tratamento.
Dos testes rápidos realizados, 719 foram feitos nas unidades de saúde do município, principalmente nas USFs (Unidade Saúde da Família). Outros 182 foram feitos no SAE, unidade de referência para Infecções Sexualmente Transmissíveis na região. Três casos positivos foram confirmados e encaminhados para tratamento durante a campanha.
O que é?
As hepatites virais são provocadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, o último mais frequente na África e na Ásia. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que milhões de pessoas podem ter os vírus B ou C no organismo, sem ter nenhum sintoma.
As hepatites causam a inflamação do fígado por ação viral, devido ao uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. Doenças autoimunes, metabólicas e genéticas também podem ser causa da doença.
A transmissão varia de acordo com o vírus, podendo ocorrer por contato sexual, exposição vertical (mãe/filho), contato com objetos contaminados, fecal/oral e acidentes biológicos em geral.
Serviço: O SAE/CTA funciona na rua 7 de Setembro, 793, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3451-2939 e 3413-7421.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288