Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 11/07/2018 às 14:00

Dores após prática de esportes: saiba quando procurar o médico

Você sabia que dor e desconforto no joelho por mais de 48 horas podem indicar danos consideráveis a estas articulações? O alerta é do Dr. Ricardo Yanasse, diretor médico do Instituto do Joelho HCor. 

Não são apenas os jogadores de futebol e demais esportistas profissionais que devem se preocupar com os joelhos. Afinal, o risco de lesões também é grande entre aqueles que não dedicam tempo integral ao esporte. Porém, sem o acompanhamento médico à disposição dos atletas profissionais, quando esportistas amadores ou mesmo casuais devem procurar auxílio médico, caso sintam dores nestas articulações do corpo?

Tudo depende dos sintomas. “Caso a sensação de dor ou desconforto nos joelhos perdurem por mais de 48 horas, mesmo após a ingestão de analgésicos, há grandes chances de que possa ter ocorrido alguma lesão ou dano mais significativo. Nestes casos, é fundamental procurar auxílio médico”, afirma Dr. Ricardo Yanasse.

O joelho é formado por ossos, ligamentos, meniscos e músculos. Portanto, dores nesta região do corpo podem ter diferentes causas. “Algumas podem ocorrer por fora da articulação, onde ficam os tendões. Nestes casos, temos as tendinites ou as chamadas para-tendinites, que acontecem quando eventuais danos se dão em estruturas localizadas ao redor dos tendões”, explica.

Além disso, existem dores que vêm de dentro da articulação. Entre as principais, destacam-se as provocadas por lesões de cartilagem, que também podem ser degenerativas e, eventualmente, por lesões nos meniscos”, complementa o Dr.Ricardo.

Prevenção – Cuidados como combater o sobrepeso, praticar alongamentos regularmente, exercícios que fortaleçam a musculatura do  Core (principalmente abdômen e glúteos),usar palmilhas de absorção de impacto e, se possível, contar com a orientação de um personal trainer são fundamentais, recomenda.

Tratamento – Em casos de lesões degenerativas dos meniscos, muitas vezes causados por alterações biomecânicas e exercícios praticados de forma inadequada com sobrecarga articular, é recomendável procurar profissional para orientar uma boa correção dos desequilíbrios musculares. O uso de medicações ou aplicações no interior da articulação podem ajudar a proteger e lubrificar melhor a cartilagem articular e os meniscos.
 
Além da dor, pode haver derrame articular (inchaço com água no joelho), sensação de estralo e travamento que podem indicar um agravamento da lesão ou até mesmo um fragmento solto resultante de um menisco roto. Inicialmente podem não impedir a realização do exercício, por isso que muitas vezes são negligenciadas e alguns indivíduos só procuram o médico depois que as lesões se tornaram mais graves, dificultando o tratamento e às vezes já serem lesões irreversíveis e necessitarem de tratamento cirúrgico.
 
Por isso procure estar bem orientado na prática da sua atividade física. Sua saúde merece!!

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 

* Dr. Ricardo Yanasse é médico do esporte e especialista em cirurgia do joelho. Formado pela FAMEMA, com especialização em medicina esportiva na USP. Atualmente integra a equipe do Instituto TRATA em Marília. 

Mais informações e artigos anteriores, acesse AQUI.

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn