Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 27/06/2018 às 13:00

Dr. Ricardo Yanasse: sobrecarga no joelho, como evitar??

Dr. Ricardo Yanasse

A sobrecarga no joelho geralmente é causada por aumentos repentinos na intensidade e volume do treino em quem já pratica esporte ou naqueles que começam a praticar de maneira abrupta, sem o preparo físico adequado e muitas vezes sem orientação.

Os indivíduos suscetíveis possuem desequilíbrios musculares que favorecem um maior transmissão de carga e absorção de impacto pela articulação do joelho favorecendo a fadiga e aumentando o risco de lesões.

Outros fatores de risco como alterações anatômicas dos ossos, frouxidão ligamentar, obesidade, alimentação inadequada e falta de um repouso restaurador podem estar envolvidos.

Havendo sobrecarga, diferentes estruturas podem ser lesionadas. Muitas lesões encontradas no joelho são relacionadas à sobrecarga como:

A ) Tendinite patelar e quadricipital
B ) Síndrome de Osgood-Schlatter
C ) Síndrome Femoropatelar 
D ) Fraturas por stress
E) Condomalacea
F ) Lesões meniscais degenerativas 
G ) Síndrome do atrito íleotibial

O primeiro sintoma geralmente é a dor, mas pode haver derrame articular ( inchaço com água no joelho), sensação de estralo e travamento entre outros. Inicialmente podem não impedir a realização do exercício, por isso que muitas vezes são negligenciadas e alguns indivíduos só procuram o médico depois que as lesões se tornaram mais graves, dificultando o tratamento e às vezes já serem lesões irreversíveis.

Por isso procure estar bem orientado na prática da sua atividade física. Sua saúde merece!!

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 

* Dr. Ricardo Yanasse é médico do esporte e especialista em cirurgia do joelho. Formado pela FAMEMA, com especialização em medicina esportiva na USP. Atualmente integra a equipe do Instituto TRATA em Marília. 

Mais informações e artigos anteriores, acesse AQUI.

 

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn